Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expansão de redes de franquias para cidades pequenas, fora dos grandes centros urbanos, é tendência no setor de franquias e deverá se manter nos próximos anos. De acordo com os dados, em 2016, o franchising alcançou 42%, ou 2.321 dos 5.570 municípios brasileiros, tendo registrado presença em 40% das cidades no ano.
De acordo com Valcimar Lucas, responsável pela expansão do Spa das Sobrancelhas, o investidor encontra uma série de vantagens em investir nos municípios de pequeno porte, como :
– Menor custo de implantação e operação do negócio como: Aluguel do ponto comercial, custo com obra, mão de obra etc;
– Crescimento do consumo de produtos e serviços nas cidades do interior. Antes era apenas para grandes cidades;
– Aumento de população das cidades, através da busca de qualidade de vida, fazendo com que cresça ainda mais a demanda por esses tipos de serviços;
A única desvantagem é um menor número de clientes em potencial. Mas, ainda sim, o investimento na abertura de uma unidade em cidades pequenas é menor do que em regiões metropolitanas.
“O risco é menor pelas inúmeras vantagens listadas acima e busca do consumidor nessas regiões”, afirma o executivo.
O Spa das Sobrancelhas tem em torno de 30 unidades espalhadas em cidades do interior.
A rede de embelezamento do olhar conta com dois modelos de negócios: Loja e Quiosque. Neste primeiro formato, o investimento é a partir de R$ 87 mil e pode variar de acordo com o tamanho do espaço comprado. Nos quiosques, que têm foco nas vendas dos produtos e na possibilidade de experimentação dos mesmos, possuem valor de investimento a partir de R$ 108.000.