China in Box e Gendai: 25 anos de sucesso

Marcas fazem parte do Grupo TrendFoods

As duas principais marcas de culinária oriental do País, China in Box e Gendai, estão comemorando 25 anos em 2018. As redes fazem parte do Grupo TrendFoods, considerada a maior corporação especializada em fast-food, restaurantes e delivery do Brasil. Nascido em 2008, o Grupo continua em expansão e é resultado da fusão das duas bandeiras. 

O China in Box é a maior rede de culinária chinesa do País e o maior delivery desse tipo de gastronomia da América Latina, com 151 lojas, todas franqueadas e distribuídas em 22 estados brasileiros. Além disso, foi o primeiro fast-food chinês a entregar os famosos biscoitos da sorte juntamente com os pedidos. Já o Gendai, com 54 lojas, é a maior rede de culinária japonesa do Brasil.

História

Em 1992, Robinson Shiba, fundador da rede, deixou de exercer sua profissão como dentista para se tornar empreendedor e inaugurar a sua primeira loja China in Box, no bairro de Moema, em São Paulo, voltada exclusivamente para entregas. A ideia inicial do empreendedor era abrir dez restaurantes, todos próprios. Entretanto, o China in Box gerou muito interesse e, na primeira feira de franquias em que Shiba participou, em 1994, foram vendidas 35 lojas. A empresa filiou-se à ABF – Associação Brasileira de Franchising, dando início ao sistema de franquias que, em menos de dois anos, já possuía 60 unidades franqueadas.

O franchising não estava nos planos iniciais de Shiba, mas se tornou um caminho natural para a expansão da marca. Os 15 primeiros franqueados do China in Box eram conhecidos do empreendedor e, assim, a rede se desenvolveu. Atualmente, a maioria dos franqueados está com o Shiba há mais de 20 anos, num aprendizado mútuo e contínuo.

No ano 2000, o China in Box já contava com 100 lojas. Ao longo dessa década, o franchising brasileiro passou por algumas mudanças: houve fusões e aquisições em setores do varejo, como as redes de farmácias e vestuário. Além do China in Box, Shiba também era sócio da rede Gendai – fast-food de comida japonesa presente, em sua maioria, nas praças de alimentação dos principais shopping centers do País -, inaugurado no mesmo ano. Percebendo que as mudanças do franchising chegariam ao segmento alimentício, Shiba fundou o Grupo TrendFoods juntamente com Carlos Sadaki Kaidei, que hoje detém as duas bandeiras: China in Box e Gendai, que juntas somam 205 lojas.  

Acompanhando a tecnologia, o acesso aos deliciosos pratos China in Box também passou por evoluções relevantes. Além dos pedidos feitos por telefone, os clientes também podem solicitar seus pratos pelo aplicativo para smartphone e pelo site oficial da rede.

Gendai 

Inaugurado no Shopping Morumbi em São Paulo por Carlos Sadaki Kaidei, o Gendai nasceu com a proposta de ser uma loja de produtos japoneses diferente no mercado paulista. O novo conceito unia três fortes fatores: produto de qualidade, agilidade no atendimento e preço acessível. Em 1996, o Gendai adotou o sistema de franquias, sendo desde então filiado à Associação Brasileira de Franshising (ABF). A marca atua com três formatos de negócio: fast-food em praças de alimentação, restaurantes com sistema de rodízio e quiosques.

A culinária japonesa passou a ser apreciada pelo grande público ocidental há alguns anos. No cardápio, possui uma diversidade de sabores, sem perder a leveza e frescor característicos. O Gendai traz a originalidade japonesa e dá importância à sazonalidade dos alimentos, garantindo uma apresentação adequada.

O Grupo TrendFoods é certificado oficialmente pelo Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), tanto para a marca China in Box quanto para Gendai. O China in Box conquista o Selo desde 2000 e Gendai, desde 2009. O Selo representa o reconhecimento da qualidade em excelência do Grupo TrendFoods em relação a sua atuação como franqueador, o que valoriza ainda mais o profissionalismo. Além disso, por dois anos consecutivos (2015 e 2016) o Grupo recebeu o Prêmio Respeito, da Revista Consumidor Moderno. A premiação destaca as empresas que mais respeitam o consumidor (os resultados são baseados em um estudo com 8,9 mil consumidores em todo o País, coordenado pela consultoria Shopper Experience). O Grupo TrendFoods foi a empresa mais bem posicionada de seu setor.