Os recursos de comunicação interativa a distância tornaram-se poderosos e eficientes no mundo dos negócios. Plataformas digitais online, turbinadas pela inteligência artificial, permitem atividades as mais diversas, com destaque para o empreendedorismo.
E o Franchising, que já se apresentava aquecido antes da pandemia Covid-19, se encaixa como alternativa para se enfrentar a quarentena e preparar os empreendedores para o ‘day after’.
Exemplo de sucesso do e-commerce, em expansão no mundo nos últimos anos, estão os serviços de delivery e de e-learning. Da entrega de comida pronta à simples compra de supermercado, passando pelos produtos educacionais e de treinamento, o Franchising ganha terreno no campo dos negócios formatados.
Dados da E-Commerce Brasil mostram o impacto positivo desta modalidade de transação virtual no contexto do Covid-19, no mês de março. Ocorreu aumento tanto do número de pedidos quanto do faturamento, mas uma ligeira diminuição do ticket médio.
O aumento no número de pedidos é o mais considerável e alcançou 30%. As vendas online referentes à semana do Dia do Consumidor cresceram 18% em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com a Ebit/Nielsen. O aumento representa um total de R$ 1,41 bilhões movimentados no e-commerce.
Os dados acima, referentes ao e-commerce, corroboram o posicionamento adotado pela feira Planet Franchise, lançada em 17 de março, na antessala do confinamento social. Previa realizar 15 encontros presenciais em 13 estados do país e no DF, em atenção aos expositores (franqueadores de várias marcas), em busca da expansão de suas redes.
No entanto, para fazer frente à crise, a Planet Franchise desenvolveu a ferramenta inovadora Chat Franchise. Iniciativa já conta com a adesão de vários franqueadores expositores, em 15 Chat Cidades brasileiras. Ou seja: o e-commerce, que desponta na venda de produtos de consumo e serviços durante a pandemia, ganha relevância também na oferta de oportunidades de negócios.
“A cada 100 empresas abertas no sistema tradicional, 80% delas tem possibilidade de fechamento. No franchise, isso ocorre com apenas 20%, o que traz segurança para os empreendedores em franquias”, argumenta Ricardo Branco, experiente promotor de feiras presenciais para o mercado de franchise e hoje diretor da Planet Franchise dedicado ao desenvolvimento e comercialização do Chat Franchise.
Outra importante vantagem competitiva agregada pelo Chat Franchise é a significativa redução de custos operacionais, comparativamente ao investimento realizado pelos expositores nas feiras convencionais, tais como piso, montagem de estande, equipes de promotoras, entre outros. “Com o Chat-Cidade visitamos as praças de interesse, atendemos mais franqueadores e oportunizamos aumento de leads e novos negócios para todos os participantes”, complementa Branco.
O sucesso alcançado pelo Chat Franchise, entretanto, não elimina a possibilidade da Planet Franchise confirmar, ainda em 2020, a realização de encontros presenciais. “Estamos estudando retomar os encontros presenciais em algumas das cidades anteriormente programadas, dependendo da evolução do cenário”, acrescenta o diretor da Planet Franchise.
CHAT FRANCHISE
“Multiplicando Negócios”
- 28/29/30 de Abril – Campinas
- 12/13/14 de Maio – Uberlândia
- 26/27/28 de Maio – Aracaju
- 09/10/11 de Junho – Vitória
- 23/24/25 de Junho – Campo Grande
- 06/07/08 de Julho – João Pessoa
- 21/22/23 de Julho – Maringá
- 25/26/27 de Agosto – Macaé
- 08/09/10 de Setembro – São Caetano do Sul
- 22/23/24 de Setembro – Cuiabá
- 06/07/08 de Outubro – Santos
- 20/21/22 de Outubro – Presidente Prudente
- 10/11/12 de Novembro – São José dos Campos