Cervejaria artesanal é pioneira no modelo de franquias para atendimento ao público direto

A ascensão do mercado cervejeiro dos últimos anos está impulsionando novos formatos de negócio. Segundo a ABRACERVA – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – o ano de 2018 terminou com 30% de crescimento no setor – enorme para um momento de crise no país. Pensando nisso, a Alles Blau, de Blumenau (SC), é pioneira entre as marcas artesanais ao levar esse segmento para o universo de franquias. O modelo foi desenvolvido através de uma aliança com o Grupo Bonaparte e será lançado oficialmente na ABF Franchising Expo, que acontece de 26 a 29 de junho, em São Paulo (SP).

A expectativa é que, através das franquias, a marca dissemine o sabor da cerveja artesanal para todos os estados brasileiros. Para Davi Zimmermann, diretor e sommelier da cervejaria catarinense, a inovação é uma das características do negócio. “Entendemos que o crescimento do consumo deste tipo de bebida no Brasil abre uma possibilidade para o universo das franquias. A Alles Blau é uma empresa que preza pelo consumo de qualidade e acredita que esse novo formato pode democratizar o acesso em várias regiões do país”, diz.

A escolha pela aliança com o Grupo Bonaparte, de acordo com Davi, foi motivada pela experiência do time e pelo alinhamento estratégico entre as marcas. Já para Leonardo Lamartine, do Grupo Bonaparte, unir a cerveja artesanal com o modelo de franquias é aliar segmentos que já são reconhecidos pela ascensão dos últimos anos. “Entendemos que a inovação permeia essa parceria com a Alles Blau. Desde o conceito até os formatos de franquia: tudo é inédito. Estamos muito felizes e certos de que, quem apostar neste segmento, terá um prato cheio para bons negócios”, afirma e completa: “nosso objetivo é ter 100 unidades inauguradas até o final de 2020”.

Formatos de franquias

Serão cinco formatos de negócio. O maior investimento será para o Alles Blau Brewpub, onde o local terá uma estrutura de produção de cerveja sob acompanhamento técnico da marca. Neste formato, será levado o conceito de consumo da bebida mais fresca possível, aliado a um menu já testado em duas unidades que funcionam em Santa Catarina.

Já no modelo convencional de bar ou ponto comercial, o Alles Blau Bierkneipe estará disponível para locais de rua e em shoppings. O bar receberá diretamente da fábrica cervejas, chopes e estilos experimentais exclusivos.

Ainda há opção de Alles Blau Biertruck. Essa configuração pede um veículo adaptado, que consiga levar o chope da marca para eventos. Na fábrica, duas unidades de Kombi estão em funcionamento. O modelo mais inusitado é o de carrinhos de praia. Com ele, de uma forma simples e com uma estrutura fácil de mover, o franqueado poderá levar chope para locais públicos. Em todas as versões, o projeto estrutural, identidade visual e menu são padrões da marca.