Centro-oeste entra para o radar de interesse da Acquazero e promete boas oportunidades para a marca

Com o intuito de começar o ano com o pé direito, a Acquazero, rede especializada em limpeza e estética automotiva, vai expandir seu horizonte e focar na região centro-oeste do país em 2019.

Segunda maior região em território (atrás apenas do norte) o centro-oeste também é a segunda área menos populosa do Brasil e possui a menor densidade populacional do país. Por conta disso, possui diversas concentrações urbanas relativamente numerosas, o que representa boas oportunidades para a rede.

É de se esperar que quanto maior a concentração de pessoas numa mesma área, maior será a quantidade de automóveis nesses locais. E a frota brasileira de veículos cresce a cada ano: o número aumentou 1,2% em 2017 em comparação ao ano anterior. A soma dos veículos totais que circularam no país no ano passado chegou a mais de 43 milhões, segundo o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes Para Veículos Automotores).

Apesar do aumento da frota, sua renovação está mais lenta devido à crise econômica brasileira, o que indica um possível aumento na demanda por serviços de cuidado e reparação. “Isso significa que as pessoas ficam mais tempo com o mesmo automóvel, o que requer um cuidado a mais para mantê-lo sempre em dia e conservá-lo por mais tempo”, comenta Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.

Oportunidade

No mercado de franquias, os serviços automotivos faturaram R$1,66 bilhões durante o terceiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Como um todo, o setor faturou 6,3% a mais em comparação ao mesmo período do ano passado. “O mercado de franquias está em alta no Brasil e queremos aproveitar esta oportunidade preenchendo lacunas em regiões com poucos profissionais e serviços, que é o caso do centro-oeste”, explica Mol.

O centro-oeste é a quarta região em faturamento (8,4%) e também em unidades (8,3%) no franchising (dados referentes ao segundo trimestre de 2018) – mesmo sem apresentar números tão expressivos, algumas cidades da região se destacam no setor. É o caso de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, que registrou 617 unidades de franquias no primeiro semestre de 2018, uma variação de 6% em relação ao ano passado. Na mesma linha está Cuiabá, capital do Mato Grosso, com 534 unidades franqueadas (4% a mais em comparação a 2017). “São cidades que chamam muito a nossa atenção por estarem abertas a empreendimentos do mercado de franquias”, diz.

Com 240 unidades espalhadas pelo Brasil, o centro-oeste aparece como um celeiro de novas oportunidades para a Acquazero. “É uma região que chama muita atenção por concentrar muita gente em lugares próximos, não é uma área dispersa, o que facilita na criação de novos polos de consumo. Dessa forma, fica mais fácil para dar suporte aos novos franqueados”, afirma o executivo.

Com serviços de limpeza técnica do motor, limpeza e hidratação do couro, higienização de ar-condicionado e estofados, entre outros, a Acquazero espera atender parte dos quase 12 milhões de automóveis que compõem a frota da região. Inovadora, o grande diferencial da marca é a limpeza ecológica onde são utilizados apenas 300 ml de água: além de utilizar produtos biodegradáveis, todos os serviços prestados pela rede são sustentáveis e geram uma economia de 320 litros de água a cada carro lavado. 

“Para nós é extremamente relevante procurar áreas onde nosso serviço é mais requisitado e, claro, onde temos mais chances de prosperar. Quanto maior for a quantidade de veículos, melhor para a marca”, diz. E isso a região tem aos montes: apenas em Goiás são mais de 6,5 milhões de automóveis; no Mato Grosso o número chega a quase dois milhões; no Mato Grosso do Sul os veículos já somam 1,5 milhões e no Distrito Federal são cerca de 1,7 milhões de automóveis.

Em 2019 a Acquazero espera inaugurar 40 novas unidades na região centro-oeste.