À medida que uma pessoa cresce e amadurece, novas responsabilidades são impostas pela vida, como a busca pela autorrealização, a definição de prioridades e a administração do tempo para dar conta de tudo. Para isso, a educação é o pilar fundamental para conquistar os objetivos. Segundo os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), de todos os habitantes do Brasil com 25 anos ou mais, apenas pouco mais da metade (53,2%) possui a Educação Básica, composta pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio. E, de acordo com o IBGE (2022), cerca de 9 milhões de brasileiros, com 15 anos ou mais, são analfabetos.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não concluíram os estudos no período regular, abrangendo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Ela é estruturada para atender às necessidades específicas de jovens e adultos, oferecendo uma oportunidade para retomar e concluir sua escolarização básica.
“Buscando oferecer um processo que facilite ainda mais o desenvolvimento dos alunos, o Cebrac optou por adotar o formato de Ensino a Distância (EAD) na Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, é possível escolher o melhor momento para estudar e em qualquer lugar, seja em casa, durante o tempo livre no trabalho ou até em viagens. Com o objetivo de conciliar todas as tarefas do dia e alcançar uma melhor qualidade de vida, muitas pessoas optam por estudar em um prazo mais curto”, explica Rogério Silva, COO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
A realidade em algumas regiões do Brasil apresenta um menor índice de alfabetização, como é o caso do Norte e do Nordeste. Segundo dados do Censo, o Nordeste permanece com a taxa de alfabetização mais baixa em relação às demais grandes regiões do país. Cerca de 14,2% da população nordestina não sabe ler e escrever, um índice que representa o dobro da média nacional.
A implementação da EJA no Cebrac visa ampliar ainda mais o acesso à educação para todos. Uma nova linha de aprendizagem e crescimento foi lançada na rede, direcionando os alunos à Educação de Jovens e Adultos, aos cursos profissionalizantes e à certificação técnica, para alcançar novos patamares em suas carreiras.
“Acreditamos que a educação deve ser contínua, permitindo que cada aluno atinja seu potencial, independentemente de sua idade. Nosso objetivo é criar uma trajetória de aprendizado que faça a diferença na vida das pessoas”, finaliza Silva.