Cases de sucesso | Dia do Empreendedorismo Feminino

Franqueada número 1!

Quando tinha 22 anos, Aline Monteiro de Barros Bignardi, natural de Bebedouro (SP), assumiu a ótica da família, fundada em 1969 na mesma cidade. O negócio passava por dificuldades financeiras e, em dois anos, teve de fechá-lo. Depois disso, Aline decidiu mudar de área. Se dedicou à carreira de professora por oito anos de ensino, quando resolveu voltar para o empreendedorismo em sociedade com o irmão, na abertura de outra ótica. O negócio não decolou e Aline perdeu todo o investimento.

Anos depois, em 2016, já morando em Florianópolis (SC), conheceu a rede de óticas Mercadão dos Óculos e viu ali a oportunidade de empreender pela terceira vez. Logo no primeiro ano, faturou mais de R$ 2 milhões. Um ano e meio depois, Aline já tinha mais uma. Em 2018, abriu a terceira unidade e, em 2019, assumiu a quarta. Atualmente, mesmo com a pandemia, a empresária fatura mais de R$ 7 milhões por ano. Em toda rede, é a dona do primeiro, segundo e terceiro maior faturamento.

Ela fatura mais de R$ 5 milhões com ateliê

Rose Lourenço ocupava um cargo e liderança em uma multinacional, mas sentia que poderia fazer algo diferente, mais voltado para seu gosto pessoal. Foi quando decidiu sair do emprego e fundar, em 2014, a Além do Olhar, um ateliê de sobrancelhas com alguns diferenciais em relação ao mercado.

A empresária inaugurou a primeira unidade oferecendo chá, café e bolo fresquinho para todas as clientes. Já a decoração traz um ambiente charmoso, que lembra uma casinha de boneca. O conceito deu tão certo que a marca expandiu para o formato de franquia. Hoje, a rede já conta com mais de 10 unidades no Centro Oeste do país, além de ter firmado sociedade com o Grupo Kalaes e com a apresentadora Ana Hickmann. No ano passado, faturou mais de R$ 5 milhões. A previsão é de ter mais de 100 unidades até 2025.