Casais que trabalham juntos mostram que é possível conciliar as relações

Para alguns relacionamentos, a união afetiva é estendida para o campo de trabalho e essa sociedade gera bons frutos. Segundo estudo recente da Universidade do Estado de Utah, o índice de satisfação profissional e de felicidade para os apaixonados que trabalham juntos é duas vezes maior do que aqueles que tem ocupações distintas.

O Master Coach e fundador da Febracis, Paulo Vieira, também avalia de forma positiva o fato de casais estenderem sua parceria para o mundo dos negócios. Casado há 19 anos com Camila Saraiva, o especialista traz seu exemplo pessoal. “O segredo dos relacionamentos duradouros está em alguns passos fundamentais: acordo, visão de futuro, comunicar amor, perdão, estilo de vida e família. Para transferirem isso para o mundo dos negócios, é preciso a definição de um objetivo comum escolhido em conjunto”, avalia. No entanto, ele ainda acrescenta que é saudável que existam diferenças de perfis. “Eu e minha esposa temos características bastante diferentes, mas é justamente isso que nos faz dar certo. Nós nos complementamos”, conclui.

Nesse cenário, selecionamos algumas histórias inspiradoras de casais que trabalham juntos e aprenderam a conciliar as relações de forma harmoniosa.

Os sonhadores Jamil Machado e Elisângela Machado, desejavam ter o próprio negócio desde a época em que namoravam, e os esforços tornaram-se realidade quando ela decidiu investir no ramo das semijoias. Após muitos esforços, em 1995 nasceu a empresa Mapa da Mina e, em 2015 a marca entrou no segmento de franquias. Para o empreendedor, marido e mulher que trabalham juntos precisam lidar com o desafio diário de separar as relações. “Aprendi que os problemas de trabalho ficam no ambiente profissional e os de família, em casa”, ressalta ele. 

Juntos há sete anos, Aluízio de Freitas é diretor da rede de franquia Sigbol Fashion é casado com Vanessa de Oliveira, que usou o dinheiro que ganhou da rescisão do trabalho do último emprego para investir em uma franquia da rede. Para o executivo trocar experiências a respeito do negócio é muito valioso. “Ela me conta situações boas e ruins que outras unidades também passam. Isso ajuda a solucionar os problemas da empresa ”, ressalta Freitas.

Exemplo de persistência, Sanauá Morais Peixoto e Diego Peixoto estão casados há seis anos. Os jovens realizaram o sonho de abrir o próprio negócio em 2016. Eles abriram uma franquia da Emagrecentro em Maceió, Alagoas, mas para conseguir o valor do investimento inicial venderam o automóvel e o imóvel. O negócio deu tão certo que em 2017 abriram o segundo ponto da marca em uma das áreas mais nobres da capital alagoana e, hoje empregam diretamente 28 funcionários. “Esse novo plano de carreira foi feito para ter satisfação pessoal e profissional e mais tempo para conviver com a minha família. E hoje temos tudo isso”, ressalta Sanauá.

Sinônimo de disciplina e confiança, Luiz Henrique Roma encontrou na esposa, Regina Fernandes, o impulso para conquistar sucesso profissional. Casados há 20 anos, em 2012 decidiu investir no franchising. “Minha esposa, recém-aposentada topou mergulhar em um segmento que desconhecíamos e inclusive mudar de estado. O meu sonho se tornou o dela. As dificuldades foram grandes, mas o amor venceu todos os obstáculos”, lembra o empreendedor. Juntos, abriram uma franquia da Casa do Construtor em Petrolina, Pernambuco. O sucesso foi consequência da parceria dos dois e, hoje eles possuem três unidades da rede no estado. “Casais comprometidos alcançam o sucesso juntos, mais é necessário resiliência”, conclui Roma.