Durante a pandemia, um dos setores que mais cresceu foi o de casa e construção. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de outubro de 2020, as vendas reais no varejo de Casa e Construção tiveram crescimento de 9,4%, o melhor resultado do setor, desde 2010. Com as franquias do setor não foi diferente. Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) referentes ao terceiro trimestre de 2020, as marcas registraram um crescimento de 32,9% do faturamento, em comparação com o mesmo período de 2019.
Esse é o caso da Slide Portas, franquia especializada em portas de correr embutidas na parede. “Com as pessoas em casa, as reformas aumentaram. O home office permitiu que mais gente ficasse em casa e isso resultou em mais reparos, o que influenciou diretamente no consumo dos materiais”, explica Marcello Toselli, CEO da Slide Portas.
Com apenas duas unidades, a empresa faturou quase R$2 milhões em 2020 com o comércio de portas embutidas, portas de correr, pivotantes, convencionais e acessórios como fechaduras convencionais e digitais, puxadores, guarnições, painéis e outros. A rede conta com um parque fabril de 1.200m², localizado na cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo. Toda a mão de obra é especializada e conta com maquinário de última geração. Além disso, toda a madeira utilizada na confecção das portas provém de reutilização e/ou reflorestamento.
Para 2021, a Slide Portas prevê um crescimento maior ainda. Com previsão de inaugurar mais uma unidade em Cuiabá, o plano da rede é expandir nacionalmente, com foco para o estado de São Paulo, onde pretende abrir ao menos cinco novas unidades ainda este ano.
“Com o aquecimento do mercado e o retorno da economia, temos metas ousadas de crescimento, mas queremos fazer isso com qualidade e apreço aos clientes. Com nossa fábrica no estado, conseguimos dar um suporte mais próximo aos nossos franqueados, e atender os clientes da melhor forma possível”, conclui Toselli.