Em uma década com recessão econômica e investidores segurando dinheiro, poucos negócios no meio gastronômico chegaram ao nível de sucesso do Porks, franquia de pubs com enfoque em carne suína. Tanto que, em 2019, a marca abriu a possibilidade de franchising: ainda no primeiro trimestre, o negócio deve chegar a seis unidades; até 2020, o objetivo é chegar a 25 unidades abertas em diferentes regiões do país.
Não é por acaso: com quatro unidades (divididas entre Curitiba e Belo Horizonte), o faturamento no ano passado chegou a R$ 6 milhões, com 30 toneladas de carne suína vendidas e 192 mil litros de chope artesanal consumidos.
“Mais do que um mercado ainda pouco explorado pela concorrência, o Porks tem um diferencial muito interessante para o empreendedor: o investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 130 mil”, destaca José de Araújo Netto, proprietário da marca. “Nossas novas unidades também passam pelo nosso projeto de abrangência de atuação: Curitiba, Piracicaba, São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Belo Horizonte são o início de uma consolidação nas regiões sul e sudeste”.
Inspirado em modelos europeus e norte-americanos, José entrou no mercado com um novo conceito: um pub, sem garçons, com foco em carne suína e preço justo. Hoje, o cardápio conta com 10 opções de porções individuais, além da variedade de chopes artesanais. Os carros-chefes da casa são a Costelinha BBQ e chope Porks Pilsen Puro Malte. Além disso, as unidades contam com shows ao vivo de rock e blues, com projetos como “Blues Na Janela”, que oferecem música sem cobrança de couvert.
Com uma média de público mensal de 19 mil pessoas, o Porks é uma iniciativa de sucesso também por conta da experiência de Netto em aportar imóveis em pontos estratégicos para o negócio. “Locais com esquinas privilegiadas são excelentes para nossa franquia, que permite ao cliente estar na área externa do bar tomando um chope, apreciando um petisco e curtindo música ao vivo, tudo em um ambiente descontraído”, avalia.