Em meados de fevereiro, a Calçados Bibi promoveu o 11º Encontro de Fornecedores. A iniciativa foi realizada de forma híbrida, com mais de 100 fornecedores de matérias-primas, insumos, transportadores, fornecedores de máquinas, prestadores de serviços, ferramentais, fornecedores de varejo e os principais parceiros institucionais. O evento teve como objetivo principal alinhar as estratégias da Bibi com seus parceiros, além de desafiar toda a cadeia na busca por inovações, produtos e serviços diferenciados. Na oportunidade, também foram homenageados os principais fornecedores do ano de 2021 em diferentes categorias.
“De forma transparente, como fazemos anualmente, compartilhamos a apresentação do trabalho desenvolvido pela marca em 2021, o volume anual de compras, os orçamentos de compras para 2022, os desafios para o ano e as potenciais oportunidades para crescermos em conjunto com esta cadeia produtiva, que se tornou um dos pilares da empresa. Também reconhecemos os melhores fornecedores da Bibi de 2021 e tivemos um talk show sobre o tema sucessão empresarial, com a condução da Debora Freire, CEO da DFreire Comunicação e Negócios, nossa assessoria de imprensa, além da participação do atual presidente do conselho administrativo Marlin Kohlrausch, como case da Bibi, e Clovis Tramontina, como case da Tramontina. Foi um encontro que, certamente, gerou boas lembranças e que gerará muitas ações positivas para o novo ano. Seguimos com o intuito de pintar o Brasil e o mundo de laranja”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Com relação aos temas debatidos, a sucessão foi um dos mais relevantes por ter uma sinergia com a Bibi, já que em 2020 a marca passou pelo processo de sucessão familiar, com Andrea Kohlrausch assumindo o posto de presidente na terceira geração que engloba a liderança da calçadista. O ex-presidente da marca, Marlin Kohlrausch, lembra que todos que já foram líderes de uma instituição vão morrer um dia, as empresas não.
“Poucas empresas no Brasil conseguem atravessar duas ou três gerações. Na maioria das vezes, os desafios não são externos e sim falta de planejamento sucessório. Ressalto que não importa o tamanho da empresa, é necessário ter um plano para a sucessão, fator este que muitas organizações deixam de lado. Para que essa movimentação dê certo em toda e qualquer instituição, é preciso que a sucessão seja bem-organizada e feita de forma saudável, sem pressa. Assim, é possível tornar o negócio ainda mais competitivo, visando os planos futuros, seguindo sempre as diretrizes e os valores da empresa, isso nunca pode ser deixado de lado. Na Bibi, temos como principal norteador nosso propósito. Na conversa que tivemos com o Tramontina, pudemos compartilhar experiências e planos com foco neste tema, e que auxiliarão não só as lideranças da nossa marca, como os colaboradores que são responsáveis pelo sucesso do grupo ao longo dos 72 anos no setor”, explica Marlin.
Além de apresentações visando colocar em prática os compromissos de sustentabilidade e as estratégias traçadas pela Bibi até 2030 com seus parceiros, foram discutidos os projetos e calendários relacionados ao desenvolvimento de produtos e serviços da marca, operação de compras e logística, além de cases de inovações colaborativas entre a Bibi e os fornecedores. Neste ano, três empresas foram premiadas nas categorias Ouro, Prata e Bronze, e outras quatro reconhecidas nas seguintes áreas: serviços, sustentabilidade, inovação e competitividade. Os premiados foram:
Fornecedor Ouro: Killing S.A Tintas e Adesivos
Fornecedor Prata: Pollibox Sul Ecoadesivos Ltda
Fornecedor Bronze: Braspress Transportes Ltda
Fornecedor Destaque Inovação: FCC Ind. E Comércio Ltda
Fornecedor Destaque Serviço: Gollog Linhas Aéreas S.A
Fornecedor Destaque Competitividade: Produttare Comércio e Representações Ltda
Fornecedor Destaque Sustentabilidade: Box Print Ltda
Por exportar para mais de 70 países e ter uma grande preocupação com a saúde e bem-estar das crianças, ao longo dos anos a Bibi desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados, seguindo os mais exigentes padrões internacionais. A sustentabilidade está no DNA da marca desde sua fundação. “Aplicamos as práticas sustentáveis da Bibi junto a cadeia produtiva por meio da integração com os fornecedores e parceiros, além das iniciativas industriais desenvolvidas nas operações fabris da marca. Com os fornecedores, atuamos no desenvolvimento e na capacitação dos parceiros, buscando incrementar os negócios de forma consolidada e duradoura. Por este motivo, promovemos encontros de fornecedores anuais com premiações para as melhores práticas e ações sustentáveis”, finaliza Kohlrausch.