Calçados Bibi formou 32 jovens pelo programa Fábrica de Talentos, na Bahia

Em parceira com o SENAI, empresa qualifica adolescentes e jovens para o mercado de trabalho

Desde agosto de 2010, a Calçados Bibi realiza um projeto social chamado “Fábrica de Talentos” que, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 21 anos. O programa é realizado nas fábricas da marca pioneira em calçados infantis em Parobé, no Rio Grande do Sul, e em Cruz das Almas, na Bahia. Em fevereiro de 2024, a empresa formou 32 jovens que participaram do programa na planta fabril baiana.

Realizado anualmente, neste projeto os jovens são capacitados para o mercado de trabalho, por meio de aprendizados que englobam o planejamento familiar e financeiro, a integração com a cultura da empresa, a ética profissional, assim como uma visão das áreas administrativas, o ofício de desenvolvimento e a produção de calçados. Antes de ingressar no programa, os candidatos são avaliados por meio de uma série de atividades em grupo e individuais. Para fazer parte desta iniciativa, os aprendizes devem estar estudando ou ter o Ensino Médio completo. Com aulas ministradas para duas turmas que se dividem nos períodos da manhã e da tarde, além da qualificação profissional ser totalmente gratuita, os jovens estudantes são integrados ao quadro de colaboradores logo no início, tem carteira assinada e recebem remuneração durante o período de aprendizado. O curso proporciona ainda uma verdadeira vivência do dia a dia de uma indústria, pois tanto as aulas teóricas como as práticas ocorrem em um ambiente totalmente preparado dentro da fábrica da Bibi.

“Um dos objetivos da Fábrica de Talentos é capacitar jovens para o cenário empresarial. Na Bibi, podemos ensiná-los em diferentes setores da linha de produção, como corte, costura e montagem do calçado, além de expertises nas áreas administrativas, como Varejo. Posso garantir que profissionalizar esses adolescentes e adultos e prepará-los para o mercado de trabalho é uma forma de afirmar o nosso compromisso com a comunidade. Investir em novos talentos traz resultados não só para a empresa, mas também para toda a sociedade, principalmente nos locais onde moram. Temos muito orgulho de colocar em prática esse projeto, que proporciona conhecimento em diversas áreas aos jovens”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.

História da Bibi na Bahia
A escolha da Bahia para implantação da segunda fábrica da empresa ocorreu há 26 anos, com objetivo de ampliar a produção dos calçados infantis no País, buscando por regiões que facilitassem a logística para o envio dos produtos a outros estados brasileiros. Segundo a presidente da empresa, o estado baiano é um polo varejista importante para o setor calçadista brasileiro. Dessa forma, a Bibi ingressou na região primeiramente com a indústria, gerando 700 postos de trabalho local e produzindo 1,5 milhão de pares de calçados por ano. Já no Varejo, a marca abriu a primeira franquia em 2010 e durantes os anos posteriores ampliou a participação na economia baiana. “Nossa meta é levar os produtos da Bibi para outras localidades da Bahia, principalmente cidades do interior que contam com um mercado em potencial de produtos infantis”, finaliza Andrea.