A Calçados Bibi foi uma das empresas contempladas na 6ª edição do Top 25 do Franchising Brasileiro, promovido pelo Grupo Bittencourt, que premiou este ano as franqueadoras de todo o País que contribuíram para a construção do perfil da Cultura Organizacional e dos Líderes do Franchising Brasileiro. Os vencedores foram anunciados durante o 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias & Negócios, nesta terça-feira, dia 1º de outubro, no Teatro Santander, do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A Bibi foi representada pela diretora de Marca e Varejo, Camila Kohlrausch
Entre os meses de julho e agosto desse ano, o Grupo Bittencourt realizou um estudo inédito com temas relevantes para desenvolvimento das redes de franquias focado no tema Cultura Organizacional e Liderança.Ao participar do estudo online, as franqueadoras se tornaram elegíveis à premiação e passaram pela avaliação criteriosa de líderes do varejo, franquias e consultores especializados para a definição dos ganhadores, ou seja, das 25 empresas que se destacaram no tema definido para edição desse ano.
Segundo dados cedidos pela Bittencourt, constatou-se que 61% das empresas já implantaram mudanças em sua cultura organizacional – sendo que 50% do total já tiveram alterações em razão das mudanças do ambiente (cenário econômico, político) e 11% possuem uma organização completamente diferente. O estudo trabalhou a cultura sobre três aspectos: ambiente, relacionamento e liderança. Além disso, identificou o perfil da cultura e da liderança nas redes de franquias, dos setores predominantes no estudo: alimentação, moda, saúde, beleza e bem-estar, e serviços educacionais.
“A principal missão da Bibi é contribuir para o desenvolvimento feliz e natural da criança. Além disso, temos orgulho em ser uma empresa familiar. Em 2019, completamos 70 anos de atuação no Brasil e anunciamos o processo de sucessão familiar. Dessa forma, meu pai, Marlin Kohlrausch, que atua na empresa há 45 anos, sendo 30 deles como presidente, passa a fazer parte do conselho administrativo. Neste interim, após 20 anos como diretora, assumi o cargo de presidente da empresa. Fizemos uma sucessão bem organizada e saudável. Nosso intuito é tornar a Bibi ainda mais competitiva, seguindo as diretrizes e os valores da empresa, e tendo como principal norteador nosso propósito, que é para criança ser criança. Assumi a terceira geração recebendo uma empresa saudável em todas as frentes de negócios e com a missão de tornar a Bibi uma marca global de desejo. Ou seja, esse prêmio tem um significado muito importante para nós neste ano. Estamos imensamente honrados, pois esta é uma das formas de reconhecimento e valorização da atuação da marca”, ressalta a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Em 2019, a Bibi completou 70 anos de atuação e vai continuar investindo constantemente em inovação, que é uma premissa básica e que está no DNA da empresa. Dessa forma, a expectativa de crescimento na rede de franquias é de 25%. A marca tem 119 unidades, também está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países.