Café Cultura leva franqueados para conhecer a Fazenda Recanto, sua principal fornecedora

Um grupo de 40 pessoas, entre franqueados, colaboradores e prestadores de serviço da rede Café Cultura, de Santa Catarina, deixará de tomar o café da manhã em casa nos próximos dias para viver uma experiência completa nos cafezais de Minas Gerais. Eles vão ter contato direto com as origens da bebida e vivenciar na prática o processo de produção, que é todo mapeado e controlado – da fazenda até a xícara.

A iniciativa promovida pela empresa acontece de 7 a 9 de junho e tem o objetivo de mostrar a rica história da centenária Fazenda Recanto, localizada em Machado (MG), uma das principais produtoras de cafés especiais da região, fundada em 1896. Ela já está na quinta geração, sempre produzindo café de qualidade, e é a principal fornecedora do Café Cultura.

Além de promover conhecimento e experiências, a viagem também visa estimular a cadeia produtiva em prol do café especial e mostrar o seu comprometimento com a sustentabilidade. Para isso, no Coffee Tour estão previstas várias atividades como apresentação da fazenda e sua estrutura, acompanhamento da colheita e do processamento do café e degustação (cupping).

A fundadora e CEO do Café Cultura, Luciana Melo, explica que a ideia é proporcionar aos parceiros a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre o mundo do café especial. “Todos já sabem bastante sobre o tema, mas nada melhor do que ter uma experiência in loco, ir direto à fonte. Ou seja, ver com os próprios olhos, sentir o aroma e testemunhar toda a beleza que envolve o dia a dia de uma fazenda de café”, ressalta. “E ter este conhecimento é fundamental para que os nossos franqueados possam entregar para os seus clientes uma melhor experiência também”, afirma.

A parceria entre a Recanto e o Café Cultura já dura cerca de cinco anos, sendo negociados trimestralmente mais de três toneladas de café. Os grãos frescos chegam ainda verdes a Florianópolis e são torrados no Coffee Lab Café do Café Cultura, para garantir o frescor dos produtos vendidos aos clientes.

Por primar pelo alto grau de qualidade em todos os seus processos, o Café Cultura acabou encontrando na Fazenda

Fazenda Recanto

Recanto o fornecedor perfeito. Não apenas pela excelência nos grãos, mas pelo fato de atender normas de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as fases da cadeia de produção. Certificada internacionalmente pela Rainforest Alliance (que atesta a sustentabilidade da produção e respeito aos direitos trabalhistas e à legislação ambiental), conta com 439 hectares, sendo que 58 deles formam uma Área de Preservação Permanente (APA). Além disso, 38% da área total estão preservados e possui 98% dos corredores ecológicos interligados.

“Para nós não basta servir um café de qualidade. Fazemos questão de ter um produto que seja fruto de práticas legais, que ajudem a preservar a natureza e principalmente respeite o ser humano envolvido no processo”, ressalta Luciana.

E a parceria entre a Recanto e o Café Cultura tem um futuro promissor. A fazenda está preparada para atender à forte demanda que está por vir com o ousado plano de expansão da rede a nível nacional, de chegar a 250 lojas em cinco anos. Hoje a empresa conta com 12 unidades em Santa Catarina.