Você já parou para pensar que o café é muito mais do que uma paixão nacional e indispensável no dia a dia de milhares de consumidores? Ele também tem o poder de transformar a vida das pessoas, gerando oportunidades de trabalho, renda e profissão. Pensando nessas histórias inspiradoras que são a mola propulsora dos 15 anos de sucesso do Café Cultura, a marca acaba de lançar uma websérie no seu novo canal no Youtube (CaféCulturaBrasil).
“Queremos ser autoridades quando o assunto é café. Por isso, pensamos nesse canal como uma fonte de toda a experiência que envolve a bebida. Nele as pessoas aprenderão como preparar diferentes métodos de extração, a história do café, o que é um café especial e se emocionarão com belas histórias”, explica Luciana Melo, fundadora e CEO da rede.
Os vídeos trazem cases de toda a cadeia produtiva, contando a trajetória de fornecedores, parceiros, franqueados e colaboradores do Café Cultura que encontraram no café o caminho para o sucesso e a realização. Exemplos como o da Alessandra Saldanha, que é chef de cozinha do Café Cultura da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, há 12 anos e fez toda a sua carreira na empresa. Ou da família Paiva, proprietária da Fazenda Recanto (MG), principal fornecedora de café da rede e que tem um negócio que passa de geração para geração desde 1896.
O canal entrou no ar na semana passada e estreou com dois vídeos de apresentação. O primeiro, “Como tudo começou” (de quatro minutos) relata a história de Luciana e do marido Joshua Stevens, também fundador do Café Cultura e mestre de torra, desde as raízes de ambos com o mundo do café, o sonho que virou realidade e o início modesto (mas promissor) da empresa. Também mostra como surgiu a ideia de virar franquia, a expansão da marca e a entrada de novos sócios e especialistas no setor – como é o caso do Diretor de Expansão e Franquias, Carlos Zilli, que tem participação especial no filme.
O segundo vídeo, “Como o Café Chega ao Café Cultura”, possui pouco mais de dois minutos e nele Joshua explica o passo a passo do café, desde a seleção criteriosa da fazenda, o armazenamento dos grãos, até o processo de torra e a composição dos blends. Vale a pena assistir até o final e curtir o making off divertido que revela a dificuldade de Joshua em pronunciar uma palavra longa devido ao seu forte sotaque americano, que é a sua marca registrada.
Os vídeos do canal serão publicados quinzenalmente, sempre divididos em três temas: “Como o Café Muda uma Vida”, “Como Diferentes Pessoas se Relacionam com as Nossas Cafeterias” e “Como Preparar Diferentes Métodos de Extração”. O projeto é assinado por Michel Téo Sin (gravação e edição de vídeos), Bruno Kaneoya (Estrategista Digital) e Voodoo Branded Content (Propaganda).