“Informação nunca é demais”. Principalmente para quem busca ter um diferencial e se destacar no mercado de trabalho. Foi conduzido por essa perspectiva que o empresário paulistano Cláudio José Spoladore, de 45 anos, decidiu expandir a gama de negócios que possui e investir em uma franquia de cursos profissionalizantes.
Junto ao sócio, Newton Luiz Alessi Carrara, de 59 anos, Spoladore comprou uma unidade da rede de franquias Via Certa, e inaugurará no dia 26 de maio no bairro Santana, na capital de São Paulo. Com mais de 45 unidades distribuídas no território nacional, essa é a estreia da marca na cidade mais desenvolvida do país.
“Acredito que o setor seja um grande motor para a retomada da nossa economia. Educação, conhecimento e informação nunca serão demais”, comenta Cláudio.
Capacitação em crescimento
Opinião que tem fundamento e retrata a recente realidade dos brasileiros. Um levantamento do Sebrae São Paulo mostrou que a procura por cursos e capacitações on-line cresceu mais de 200% nos seis primeiros meses do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2019.
A Via Certa também registrou crescimento nessa busca. Em 2020, a procura por cursos a distância cresceu tanto que a marca criou o Sistema Flex, onde o aluno pode escolher o formato de estudo, entre eles, a modalidade totalmente on-line. Com isso, o número de matriculas em abril de 2021 foi 500% maior do que o mesmo período do ano anterior, sendo a maioria no Estado de São Paulo, já que a rede tem uma grande capilaridade pelo crescimento em espiral.
Recolocação no mercado impulsiona
Tais números são representados principalmente por brasileiros afetados pelo desemprego, causado pela pandemia, e buscaram capacitação para se recolocar no mercado. Contudo, na outra ponta, profissionais aproveitaram o período de isolamento para buscar capacitação profissional e desenvolver novas habilidades.
“A educação é o princípio para quem quer concorrer a uma vaga no mercado, ou então, garantir bons cargos que exigem conhecimentos mais amplos. Essa é uma realidade presente em todos os momentos, inclusive de crise. Vemos que é um segmento de muito potencial para quem empreende e estamos animados com isso”, fala o empreendedor.
Assumindo novos desafios
Com uma produtora de eventos, um e-commerce de produtos oficiais do Batman, além de conduzir uma exposição também do herói que surgiu nos “quadrinhos”, o empresário que possui ainda mais de 20 anos na área de produção, realização e organização de feiras, agora enfrentará um desafio completamente novo e diferente de tudo o que já viveu até aqui. E está entusiasmado para isso!
“Mudamos o nosso escritório para dentro da escola. Ficaremos full time na gestão e operação da franquia até treinarmos e consolidarmos alguns profissionais para tocarem o negócio. A ideia é abrir mais unidades em diferentes regiões da cidade, portanto, iremos formar bons gestores para que assim, possamos crescer todos juntos”, comenta Cláudio.
Ao público, por meio da marca, o empreendedor oferecerá mais de 30 cursos. Entre eles: informática e tecnologia, gestão empresarial, atendente de farmácia e a auxiliar de veterinário. A duração do estudo varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é a partir de R$180.
Na avaliação de Cláudio, na capital, os cursos que serão mais bem aceitos são da área de informática e beleza. “E como temos uma forte atuação no segmento de eventos, queremos implementar cursos nessa área com nomes renomados do setor”, ressalta.
Com mais de R$ 400 mil investidos, o objetivo dos sócios é de conquistar até dezembro 400 alunos. Já no segundo ano, a meta é de alcançar 800 estudantes, e no próximo, mais de mil.