Brechó infantil: o caminho sustentável para empreender no mercado de moda circular

O segmento deve crescer entre 15% e 20% até 2030 no Brasil, segundo pesquisa

O mercado de moda circular segue se destacando no Brasil e no mundo, tanto por parte das vendas e consumo, quanto do empreendedorismo. Em sintonia com essa notoriedade, o Boston Consulting Group (BCG) apontou que esse mercado deve crescer entre 15% e 20% até 2030 no Brasil. Diante desse cenário, vale destacar o crescimento da moda sustentável devido ao avanço dos impactos negativos que a moda ocasiona ao meio ambiente. Atualmente, o mercado têxtil é considerado o segundo maior meio de poluição no planeta, variando de 8% a 10% da emissão do gás carbônico, além dos mais de 92 milhões de toneladas de “roupas” descartadas no mundo, nos últimos anos. A moda sustentável é um termo para descrever uma abordagem que leva em consideração o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, sapatos e acessórios, por isso, ela surge como uma solução para amenizar os efeitos danosos da indústria e proporcionar um consumo consciente. Um exemplo de sustentabilidade é o brechó, originado na Europa, uma das práticas comerciais mais antigas conhecidas e que nos últimos anos tem experimentado um crescimento considerável, conquistando uma leva de consumidores fiéis.

No mundo dos negócios, quando falamos de empreendedorismo, empresas que se preocupam com o meio ambiente conquistam a atenção dos investidores que querem colocar seu capital em marcas que tenham um propósito. Nesse caso, por que não considerar a possibilidade de empreender em uma franquia ligada à moda circular focada em peças infantis e que contribui para a redução dos impactos no aquecimento global?

O Joaninha Brechó Infantil é um exemplo de marca com propósito, que proporciona para o franqueados e consumidores economia, com o auxílio de práticas sustentáveis, isto porque 80% das peças são compradas através do processo de curadoria de desapegos. Nesse processo, o próprio franqueado compra direto do cliente ou fornecedor. Para isso, toda a equipe de colaboradores da unidade franqueada passa por um treinamento exclusivo com o time de treinadores, além de terem livre acesso à Universidade Corporativa, um diferencial que a empresa oferece aos franqueados para que eles tenham total segurança no contato com o público. No franchising desde 2019, a rede conta com dois modelos de franquias com investimento inicial a partir de R$ 125 mil, com prazo de retorno de 18 meses e um faturamento médio de R$ 40 mil por mês.

“Percebi que apostar em um brechó infantil era uma ideia promissora de investimento e como eu precisava complementar a renda familiar, além de querer ter mais tempo de qualidade com minha família, não pensei duas vezes. O conceito dos brechós infantis abraça a sustentabilidade e gera economia para os clientes. Como mãe de duas filhas, entendo quão rápido as crianças crescem e vão perdendo as roupinhas. Os brechós com foco em crianças são especialmente para atender esse público, pais que buscam manter seus filhos bem vestidos, sem gastar uma fortuna”, explica Vivian Deus, CEO do Joaninha Brechó Infantil, rede de franquias criada em 2012 e que já soma quase 40 unidades em operação.