O mercado de venda direta, também conhecido como ‘porta a porta’, tem sido uma das alternativas para combater o desemprego e uma forma de gerar renda extra para as famílias brasileiras. Em 2017, o setor movimentou R$ 45,2 bilhões, valor que representa 8% do PIB da indústria de transformações, por meio de 4,1 milhões de empreendedores ativos no país, segundo a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. A ABF – Associação Brasileira de Franchising também fez um estudo das expectativas do mercado para o biênio 2019-2020. O quadro é otimista, com crescimento previsto de 8% a 10% no volume de faturamento e de 5% a 6% no volume de unidades em operação.
Para aproveitar esse cenário positivo de crescimento e novas oportunidades de negócios, Siomara Leite e Danielle Kono, fundadoras e sócias do Brechó Agora É Meu, criaram a BrechóBag. Formatado para ser mais acessível, prático e dinâmico o novo modelo é uma oportunidade para quem quer empreender, mas não tem um capital alto para investir, já que o aporte inicial é de apenas R$ 5.900,00, já contando com o estoque inicial.A mala estilizada tem capacidade para até 100 peças e traz flexibilidade, já que o franqueado pode fazer seu próprio dia e horário de trabalho, podendo atuar porta a porta ou em parcerias com outros estabelecimentos comerciais, como salões de beleza, universidades e eventos, por exemplo. Sem royalties e taxa de publicidade, a microfranquia tem um prazo de retorno em até três meses e um faturamento estimado em R$ 5 mil.
O objetivo do novo formato da rede de franquias é democratizar o acesso às peças conceituais, chegando ao máximo de brasileiros de quaisquer níveis sociais, e se tornar uma opção de negócio até para quem não tem muitas condições financeiras, mas entende sobre o segmento e quer empreender nele. Outro ponto a ser levado em conta é a possibilidade de realizar a venda direta em paralelo ao trabalho formal.