Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 466 milhões de pessoas no mundo já têm a audição prejudicada – número que deve aumentar para 900 milhões até 2050. Isso se deve devido aos hábitos nas grandes cidades e o uso abusivo de fones de ouvido. E para proporcionar autonomia para pessoas com perda auditiva e incentivar empresas de comércio e serviços a receberem com acessibilidade esses clientes surdos, criou-se a SAS – Semana da Acessibilidade Surda, que acontece entre os dias 20 e 30 de Setembro em diversos estabelecimentos de São Paulo.
O Brechó Agora é Meu, especializado na venda de artigos de luxo em segunda mão, será um dos representantes oficiais do evento. A rede, que tem como objetivo democratizar o acesso às peças conceituais, chegando ao máximo de brasileiros de quaisquer níveis sociais, viu no evento a oportunidade de divulgar o projeto e também de ressaltar a importância de um bom atendimento a todos os clientes, inclusive para aqueles com algum tipo de deficiência. “Ações como esta são muito importantes e precisam ser amplamente divulgadas. Todos merecem um atendimento de qualidade e o varejo precisa esta atento a isso”, afirma Siomara Leite, sócio fundadora e diretora da rede.
No dia 27/09, representantes da Campanha #surdoquefala vão ensinar os atendentes de estabelecimentos comerciais a ter uma comunicação mais acessível. Grupos de profissionais vão levar informações sobre o tema, e ensinar sinais básicos de Libras para a toda equipe da loja, além de orientá-los sobre como facilitar a leitura labial. Na ocasião, todos os clientes da loja também receberão informações e dicas para evitar a perda auditiva.
A rede também vai conceder desconto de 40% para todos os clientes surdos que ainda receberão de presente uma análise cromática personalizada, aprendendo mais sobre as cores de roupa que favorecem a beleza de acordo com o padrão físico pessoal de cada um.