Brasileiro investe cada vez mais em produtos para pets

O mercado pet está se destacando mediante a crise econômica como um dos setores que continua em crescimento e, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), a expectativa é que o setor feche o ano com faturamento de R$19 milhões, 6,7% maior do que em 2015. Esse cenário favorável se formou, pois, no Brasil, os animais de estimação já são considerados como membros da família e recebem toda atenção e tratamento, inclusive com produtos diversificados e especiais para eles.

Outro ponto importante é que as empresas especializadas em artigos para pets procuram normas internacionais de qualidade, oferecendo aos consumidores melhores produtos. ”Além das rações, que estão cada vez mais segmentadas, há diversas opções de serviços estéticos, como Spas, hotéis, visagismo e linhas especiais de embelezamento e higiene”, revela Renata Piazera, farmacêutica da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária.

A empresa, que há 6 anos oferece medicamentos manipulados para animais de estimação, também possui diversas opções exclusivas de produtos cosméticos para pets. São shampoos especiais de limpeza intensiva, hipoalergênico e hidratante vitamínico, condicionadores, máscaras para pelos danificados, hidratante com filtro solar, spray de banho a seco, talcos, perfumes, protetor solar, além de toda linha de antipulgas e carrapatos, repelentes e higiene bucal. ”Os produtos estéticos representam cerca de 15% de nosso faturamento, por esta razão investimos cada vez mais para levar artigos de qualidade, sem a adição de corantes ou conservantes químicos fortes. Além disso, todas as formulações são desenvolvidas para diminuir o potencial alergênico para os bichinhos”, afirma a farmacêutica.

De acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicado em 2015, o número de famílias que criam cachorros já é maior do que o de famílias com filhos. Esse dado apenas ressalta o potencial do mercado pet no Brasil. ”Apesar do grande número de animais de estimação, poucas cidades no país possuem farmácias exclusivas para pets, por exemplo. O brasileiro está começando a mudar o hábito de comprar medicamentos e artigos em farmácias tradicionais e grandes mercados para adquirir em lojas e empresas especializadas e focadas no mercado”, explica Renata.

Seguindo o crescimento do setor, a Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária, que possui 17 unidades em funcionamento, espera inaugurar mais oito até o final do próximo ano. ”Estamos sempre em busca de novas fórmulas para garantir o bem-estar e a adesão dos animais para os medicamentos. Atualmente, além da linha estética, também oferecemos biscoitos medicamentosos, gel transdérmico, pasta oral, petiscos, sachês e gotas com sabor, que podem ser produzidos com os sabores preferidos de cada espécie, como bacon, carne, chocolate, fígado, azeitona, bacalhau, frango, banana, cereja, baunilha, morango e outros”, finalizada a farmacêutica.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito