O movimento de interiorização tem ganhado força no franchising contribuindo para o crescimento do setor em 6,3% durante o terceiro trimestre de 2018. Empreender com qualidade de vida e com grandes chances de prosperar nos negócios faz de muitas cidades do interior do país um chamariz para o mercado de franquias.
Um grande exemplo disso é Campinas: com mais de um milhão de habitantes, a cidade do interior paulista possui o 5° maior PIB do estado de São Paulo e é berço de novos negócios com 5% de crescimento em novas franquias entre 2017 e 2018, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Durante o primeiro semestre de 2018 foram registradas 1.509 unidades franqueadas de diversos setores na cidade. Além disso, Campinas ocupa a quinta posição no ranking das 20 cidades com maior número de marcas do estado de São Paulo com 488 marcas registradas também no primeiro trimestre do ano passado, alta de 12% em relação a 2017.
Além de ser a cidade de maior potencial de consumo do interior paulista, Campinas está entre as cinco cidades brasileiras com maior infraestrutura para empreender. “É um grande celeiro para investimentos. Levar o Brasileirinho para uma cidade como Campinas é uma grande oportunidade para nós”, afirma Jhonathan Ferreira, diretor presidente da marca que inaugurou sua primeira unidade no município em dezembro de 2018.
Nas alturas
Carla Vanessa Barbosa Pereira e André da Rosa Silva deram asas ao próprio negócio com a inauguração da primeira unidade do Brasileirinho Delivery em Campinas. Os paranaenses se conheceram através da aviação: comissários de bordo, a amizade surgiu em 2011 durante uma chave de voo de três dias (quando o profissional precisa pernoitar em outra cidade sem ser sua base).
A ideia veio de Carla: ela e o noivo pediram um box do Brasileirinho para o almoço e foi daí que surgiu a iniciativa de entrar em contato com a franquia. “Ficamos impressionados com a variedade do cardápio, do sabor e da praticidade do delivery. Começamos a analisar as possibilidades e ligamos para o André para expor a ideia, ele topou e foi aí que conversamos com a franqueadora para termos mais informações sobre o negócio”, explica.
Antes de se tornar empresária, Carla havia deixado o trabalho como comissária de bordo por conta da filha: “Ficaria muito tempo fora de casa por conta dos voos e ela ainda é muito pequena. Quero me dedicar a essa nova fase, cuidar dela de perto”. Daí vieram as dúvidas de como ter uma renda fixa e dar a atenção que queria para a própria família. A resposta estava em abrir o próprio negócio.
Mercado garantido
Não foi à toa que os amigos decidiram investir no mercado de alimentação: ocupando a primeira posição do franchising brasileiro, o setor faturou R$11,61 bilhões apenas durante o terceiro trimestre de 2018. Além de ser o que mais fatura, também é o mais expressivo: de acordo com a ABF, de quase 150 mil unidades de franquias do Brasil, cerca de 31.710 são de alimentação.
“O mercado de franquias é ideal para quem está começando o próprio negócio. A franqueadora dá todas as coordenadas a serem seguidas, possibilitando ao franqueado a certeza de uma unidade bem-sucedida”, afirma o diretor. A unidade do Brasileirinho em Campinas opera na modalidade delivery e foi espelhada em unidades de sucesso do mesmo modelo. “Queremos apresentar o mesmo padrão de eficiência e qualidade das outras unidades da rede, e vamos trabalhar para que isso aconteça”, diz Carla.
Com mais de 30 sabores no cardápio, o Brasileirinho comercializa os pratos favoritos dos brasileiros: estrogonofe (carne, frango ou camarão), feijoada, feijão tropeiro, escondidinho de carne seca, arroz carreteiro e muitos outros. A marca ainda oferece opções para vegetarianos e veganos com a linha Veganíssimos (estrogonofe vegano de palmito, mexidinho vegano e nhoque vegano de batata doce) e para quem quer manter o foco na dieta e numa alimentação mais saudável (a linha +Saudável possui três opções de box: biofit, fitness e salada Brasileirinho).
Em janeiro será lançada mais uma novidade: a linha Petiscos, com quatro opções de box (calabresa acebolada, fraldinha acebolada, picanha suína com cebola caramelizada e frango Kentucky). “Não é só o modelo de negócio que atrai o investidor, mas também aquilo que comercializamos. São opções para diversos tipos de público, garantindo um bom desempenho das vendas em todas as frentes”, garante Ferreira.
Para os sócios, o mercado de alimentação em Campinas é promissor: “Tem variedade e espaço para atuar, sem contar na força econômica da cidade”, evidencia Carla. Ela se dedica em tempo integral à unidade, mas André ainda mantém o emprego como comissário de bordo – ele trabalha na franquia durante as folgas, mas a intenção é, em breve, dedicar-se inteiramente ao próprio negócio.
Os amigos pretendem aliar as experiências como comissários de bordo aos serviços da franquia – são anos de voo dedicando-se diretamente a uma infinidade de passageiros com cuidado e dedicação, atributos que os dois garantem aos clientes da unidade. “Fomos treinados para estarmos atentos a cada detalhe e tenho certeza de que isso vai fazer toda a diferença em nossa unidade”, diz André.