Box Store de alimentação saudável é aposta para microempreendedor driblar crise

A rede Açaí no Ponto está lançando um modelo exclusivo de BOX STORE para empreendedores que buscam uma microfranquia. Entre os diferenciais do novo modelo de negócio estão a mobilidade da estrutura, que pode ser itinerante, além do mix de produtos, que inclui, tapiocas, salada de frutas e o AçaíTube, mais novo produto exclusivo da rede, além das tradicionais combinações de açaí frozen da marca. Mas a grande vantagem é o baixo investimento com rápido retorno.

“Criamos o modelo BOX STORE para dar mais liberdade ao franqueado, que pode instalar a operação em um ponto de fluxo e avaliar a viabilidade. Caso precise, pode levar a estrutura para um novo ponto e já começar o atendimento aos clientes. Com o baixo custo de implantação e o mix variado, temos perspectiva de um rápido retorno para o franqueado”, comenta Vander Areosa, diretor da rede Açaí no Ponto.

O investimento inicial é de R$ 59.900, o que coloca o modelo como o mais acessível do segmento. “Temos uma oportunidade de negócio para pessoas que precisam de uma excelente opção no mercado em um momento de desemprego em alta”, completa Areosa.

O Brasil registrou em novembro do ano passado o maior número de desempregados da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada no primeiro trimestre de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa contabilizou 9,126 milhões de desocupados, um aumento de 41,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado equivale a 2,676 milhões de pessoas a mais na fila do desemprego. A taxa de desemprego, consequentemente, atingiu os 9%, a pior da série.

Por outro lado, nunca se abriu tanta empresa no país. Esta parece ser a alternativa do brasileiro para driblar o desemprego e sair da crise. Correndo atrás de ideias, a taxa de empreendedorismo chegou a 39,3% no ano passado – o dobro do registrado em 2002. Isto é, 4 em cada 10 adultos no Brasil está envolvido em uma empresa ou na abertura de um negócio.

O levantamento do Sebrae explica esta tendência. Até 2014, a maioria dos brasileiros empreendia por oportunidade (71%). A partir do ano passado, com a crise econômica e o desemprego, aumentou o número de empreendedores por necessidade, que já respondem por 44% do total. Em meio a todas as incertezas e mudanças na economia do país, o franchising continua se destacando como um dos setores menos afetados no Brasil, beneficiando empreendedores que optam pelo modelo de negócio das franquias. O setor de alimentação é um dos que tem maior resiliência.

De acordo com a Pesquisa de Desempenho do Franchising, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação cresceu 8,9% em faturamento no ano passado em relação a 2014, e foi responsável por 20% do faturamento total do franchising no país em 2015. Outro dado importante que torna o franchising uma excelente opção na hora de abrir um novo negócio, é o baixo índice de mortalidade das unidades. Empresas do mercado tradicional fecham seis vezes mais do que franquias nos primeiros dois anos de operação. 

BOX STORE

O conceito de fast-food saudável do Açaí no Ponto é um dos diferenciais da rede. Inovando no mercado, a BOX STORE permite que o franqueado esteja em lugares em que os clientes estão, chegando a novos públicos de forma criativa. A operação tem baixo custo de implantação, pois não precisa pagar por um ponto ou fundo de comércio, além de ter aluguéis mais baratos do que locais tradicionais.

“O conceito permite o ajuste da estratégia caso o ponto escolhido não corresponda ao resultado esperado, sem prejuízo financeiro, perda de mobiliário, obra civil e outras despesas comuns em operações tradicionais”, destaca o diretor da rede Caio Costa. O BOX STORE personalizado já chega pronto para o franqueado trabalhar, com toda a comunicação visual da Açaí no Ponto, maquinário para o preparo dos produtos e mobiliário para atendimento aos clientes.

São dois formatos, de 7 e 14 metros quadrados. Basicamente, ambos são ideais para ambientes externos, com climatização, wi-fi zone, capacidade para até 3 atendentes e possibilidade de se tornar drive-thru, de acordo com o ponto instalado. A principal diferença é que o modelo maior oferece também uma área de atendimento para clientes, com bancadas e cadeiras.

Mix de produtos:

– 52 combinacões de Açaí Frozen
– 25 sabores de tapioca (doces e salgadas)
– Salada de frutas
– Açaítube
– Estrutura preparada para receber novos produtos;Alimentação prática e saudável

Um mercado bilionário e em expansão. Segundo dados do Instituto Euromonitor, a alimentação saudável tem potencial no Brasil. Colecionando bons números e apontada como tendência, o segmento deve crescer ainda mais. A previsão é que, até 2019, o setor aumente mais de 50%.

Para comparar, enquanto as vendas de alimentos e bebidas tradicionais cresceram 67% nos últimos cinco anos no país, o comércio de produtos saudáveis aumentou 98% no mesmo período. É um mercado que movimenta 35 bilhões de dólares ao ano no Brasil. O país já é quarto maior consumidor de alimentação saudável do mundo.

Alguns fatores ajudam a entender o que está por trás dessa tendência. Os brasileiros se mostram bem mais preocu­pados com a saúde que a média global. De acordo com a Dunnhumby, empresa de pesquisa do grupo varejista britânico Tesco, um levantamento recente com 18 mil pessoas de 18 países, mostrou que 79% dos brasileiros disseram que saúde e nutrição são prioridade em sua vida. No Reino Unido, este percentual é de 55% e nos Estados Unidos, 66%.

Muitos consumidores mantêm uma alimentação saudável mesmo fora de casa. Por isso, atualmente, a alimentação de rua está em todos os cantos, de portas de lojas a estacionamentos, e em formatos variados.

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