O franchising sempre foi uma alternativa para concretizar negócios, e com a evolução do setor surgiram novos modelos, mais enxutos, tais como operações home-based, que dispensam lojas físicas, quiosques e afins, cujo valor de investimento é menor. Atenta a essa demanda do mercado e valorizando negócios nesses formatos, após dois anos de interrupção por causa da pandemia de Covid-19, a ABF Franchising Expo – maior feira de franquias do mundo, que será realizada de 22 a 25 de junho no Expo Center Norte, na capital paulista – trará em sua 29ª edição o Boulevard de Microfranquias.
O espaço dedicado a redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil é uma oportunidade para quem deseja ser dono de um negócio com marca consolidada, testado e formatado ou que busca opções de renda e ocupação. Na feira da ABF deste ano, o Boulevard de Microfranquias trará opções de negócios com investimento de R$ 3 mil a R$ 100 mil. Estes são valores mínimos reportados pelas marcas expositoras no Banco de Dados da ABF.
“As microfranquias de fato se consolidaram no franchising brasileiro e vieram para ficar. O público visitante da feira da ABF nesta edição de retomada do evento presencial certamente encontrará no Boulevard um negócio que seja adequado ao seu perfil empreendedor e, principalmente, à sua capacidade de investir. É um espaço de democratização dos negócios e uma porta de entrada para novos empreendedores”, afirma Adriana Auriemo, diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF.
Ainda segundo a executiva, seja em momentos como esse, em que a oferta de vagas de empregos é restrita, ou mesmo com a economia em crescimento, os negócios de menor valor de investimento são ótimas oportunidades para empreender. “Temos certeza de que o Boulevard de Microfranquias da ABF Expo 2022 repetirá o sucesso de 2019”, ressalta Adriana.
Já na última edição da ABF Expo, em 2019, o Boulevard quase dobrou seu espaço na comparação com o ano anterior, quando foi lançado, passando de 23 para 40 marcas expositoras no período. De acordo com o último levantamento realizado pela ABF (2020), ainda com o teto de R$ 90 mil, operavam no país 562 redes com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos). Com o novo teto de R$ 105 mil anunciado em junho de 2021, a entidade estima que ao menos mais 70 redes passaram a oferecer modelos cujo investimento inicial se enquadra como microfranquia.
O Boulevard de Microfranquias da 29ª ABF Expo já tem confirmadas redes dos segmentos de Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Entretenimento e Lazer; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais, e Serviços e Outros Negócios.
Negócios de ramos em alta, diferenciados e tradicionais
Dentre as diversas ofertas de produtos e serviços das redes no Boulevard, há opções de negócios de ramos em alta ou diferenciados, como um app de alimentação que reúne num só pedido, as 10 principais opções de culinária por delivery, 10 restaurantes e seus 10 principais pratos (EAT10) e uma rede de assistência técnica e venda de acessórios para smartphones e tablets (Campinas Celulares Franquias); saúde (Grupo Acolher & Cuidar, Brazil Health, Cuidare Cuidadores de Pessoas e Phi Concept); soluções para recuperar crédito e conter inadimplência (Otris), e em financiamento (AF Crédito Soluções Financeiras, Bidoncred e Geo Credi BNK Soluções Financeiras); de publicidade digital em totens de recarga de celular (Santa Carga); em gestão e comercialização de seguros diversos, benefícios, consórcios e financiamentos (VRD Gestão de Benefícios); em limpeza, descontaminação residencial e comercial, e organização (Maid For You), e em estética automotiva (Freewet).
Além de novidades como essas, o espaço traz microfranquias já tradicionais do mercado, como Nutty Bavarian (Alimentação); TRATABEM (Casa e Construção); Guia-se (Comunicação, Informática e Eletrônicos); Clube Turismo e TZ Viagens (Hotelaria e Turismo); Maria Brasileira e Mary Help (Limpeza e Conservação); Emagrecentro e Escola Guga Tênis (Saúde, Beleza e Bem-Estar); Serviços Educacionais (Tutores) e Serviços e Outros Negócios (Vazoli).
“Essas são algumas opções de negócios do Boulevard de Microfranquias, mas o público visitante encontrará diversas outras oportunidades de empreender, seja em negócios mais enxutos, seja em operações maiores, em toda a ABF Expo”, completa Adriana Auriemo.
Até o momento, cerca de 30 redes já garantiram presença no Boulevard e, segundo a Informa Markets, organizadora da feira da ABF, há poucos espaços a serem comercializados.