A Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, acontecerá no dia 23 de novembro e deve movimentar R$2,43 bilhões graças ao e-commerce, segundo a Ebit/Nielsen. É esperado um crescimento de 15% em relação ao ano passado e mais de quatro milhões de compras online.
Esperando registrar uma alta no faturamento, diversas empresas adotaram a data como uma importante oportunidade de negócios. Diferentemente dos Estados Unidos, onde as promoções se restringem apenas à sexta-feira, no Brasil os descontos podem tanto se antecipar quanto se estender e pegar carona com o Natal.
Na Fórmula Pizzaria os descontos começam no dia 14 de novembro e vão até o dia 21, sendo que há a possibilidade da promoção durar até o dia 25. A partir de uma parceria com o iFood a marca oferecerá dois sabores de pizza média (Napolitana e Presunto) por R$10,00 através do aplicativo. Mas para o dia 23 a marca separou outra promoção: na compra de uma pizza grande o cliente ganha 70% de desconto na segunda pizza de mesmo tamanho – a promoção é válida apenas no dia da Black Friday. Com os descontos, a Fórmula espera registrar aumento de 40% das vendas durante o período.
Na principal data do e-commerce brasileiro quem vende pela internet não pode ficar de fora: segundo a Ebit/Nielsen, 88,6% dos que já compram online pretendem comprar na Black Friday.
O Brasileirinho Delivery, rede especializada em comida popular brasileira servida no box, terá duas frentes de vendas para esta Black Friday: uma através de seu aplicativo próprio (APP BRD) e a outra pelo iFood. No APP BRD a marca desenvolveu a Black Week: uma semana inteira de descontos – entre os dias 18 e 24 de novembro o box individual de Escondidinho de Carne Seca terá 50% de desconto. Pelo iFood as promoções serão de 14 de novembro até o dia 25, onde o box individual de Arroz Carreteiro será vendido a R$5 e o box individual Baião de Dois sairá por R$10. Especialmente nos dias 22 e 23 o box Galinhada individual valerá apenas R$1,99.
A procura por produtos eletrônicos está em primeiro lugar na lista dos mais desejados durante a Black Friday e serviços relacionados a este setor também entram na jogada. É por isso que a Gigatron Franchising, rede desenvolvedora de softwares de gestão para empresas do varejo, disponibilizou 50% de desconto no plano anual do Virtuozo, software armazenado na nuvem que pode ser acessado de qualquer dispositivo, em qualquer hora e em qualquer lugar – de 16 a 30 de novembro o Virtuozo sairá por R$537,60. O software gerencia o fluxo de caixa, orçamentos, contas a pagar e receber, dentre outros serviços que auxiliam na administração das micro e pequenas empresas. Com a promoção, a Gigatron espera atrair ao menos 100 novos clientes.
Notoriamente conhecida pelo alto fluxo de compras online, as vendas da Black Friday não se restringem apenas ao mundo virtual. Diversas empresas aproveitam a data para realizar promoções e dar descontos em serviços realizados em suas lojas físicas. É o caso das marcas Acquazero e SUAV.
Especializada em limpeza e estética automotiva a Acquazero vai aplicar um desconto de 30% nos serviços de higienização interna, limpeza e hidratação do banco de couro, e descontaminação da pintura do automóvel – tudo isso utilizando apenas 300 ml de água. Já a SUAV, franquia do segmento de estética e beleza, aplicará o mesmo desconto nos serviços de design de sobrancelhas. As redes esperam registrar um aumento de 30% nas vendas desses serviços promocionais, oferecidos apenas durante o dia 23 de novembro.
“As vendas nos estabelecimentos físicos crescem, em média, 3,5 vezes na sexta-feira de ofertas em relação às outras sextas-feiras do ano. A Black Friday já é a segunda data mais importante do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. Por isso, nenhuma rede deve ficar de fora”, afirma Henrique Mol, presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Acquazero, Fórmula Pizzaria e SUAV.