Com a chegada da temporada Black Friday, muitas redes de franquias entram na onda dos descontos. Fazer uma promoção nesta época pode ter diferentes objetivos: sejam institucionais, para atrair clientes, divulgar um produto novo para alavancar as vendas depois da ação, entre muitos outros, o importante é entender que nem sempre aumentar as vendas na Black Friday significa lucrar com essa promoção e quando se trata de uma rede de franquias isso tem implicações diferentes do que para empresas que tem apenas estabelecimentos próprios.
Uma promoção na Black Friday pode ocasionar prejuízo e isso pode ter sido previsto para a ocasião se o objetivo for, por exemplo, conquistar novos clientes ou alavancar vendas e lucrar posteriormente. Tudo depende da estratégia de “marketing”.
Mas, quando o prejuízo decorrente da promoção não afetar apenas estabelecimentos próprios, como ocorre em redes de franquia, é imprescindível analisar o impacto que terá em cada unidade franqueada e não fazer essa análise sem ter informações financeiras precisas de cada um dos franqueados da rede, como Custo da Mercadoria e/ou do Serviço vendido, margem, lucro líquido e etc.
“O impacto, benefícios ou prejuízos de uma promoção, mesmo curta, pode afetar de forma diferente cada unidade franqueada, quer pela gestão do franqueado ou pelo momento vivido pela unidade franqueada. Por exemplo, a depender da promoção e objetivos, uma unidade que não alcançou o ponto de equilíbrio poderá ter resultados muito distintos se comparados a outra consolidada e bem gerida”, explica a advogada Patricia Baubeta, do escritório Baubeta Abreu e Almeida Advogados.
Todo cuidado é pouco!
Transparência quanto aos objetivos e resultados esperados, mesmo que seja o prejuízo momentâneo, é essencial e pode evitar inúmeros problemas de relacionamento e, até, eventual quebra de confiança.
Por isso, não é recomendável fazer promoção na Black Friday apenas por fazer sem ter a noção de como ela impactará nas unidades individualmente e, sendo o caso, possibilitar que alguns franqueados não participem, deixando bem claro, na divulgação para os consumidores, quais são e quais não são as unidades franqueadas participantes e regras da promoção.
Olho no planejamento
Planejar estrategicamente, estudar, informar, antecipar os objetivos claramente e divulgar para a rede todos os critérios e normas da promoção com antecedência é fundamental, no mínimo um mês antes de aprovar os materiais da campanha de divulgação referente a promoção. São etapas que permitem que os franqueados se organizem ou peçam auxílio para realizar a promoção ou, até, para verificar se tem condições ou não de participar.
Preserve a reputação e a confiança depositada na marca
Importante lembrar que, numa promoção do gênero é crucial para a marca é não abusar da confiança do cliente. Os consumidores esperam vantagens reais e concretas na Black Friday, sendo ou não uma rede de franquias. Por isso, é inconcebível realizar uma promoção para tentar enganar aqueles que apreciam e confiam na marca, nos produtos ou serviços que a empresa ou a rede comercializa. “Se não é possível oferecer algum benefício verdadeiro na Black Friday, não participe dessa promoção. Respeite a confiança que o cliente deposita na marca. Custa muito conquistar a confiança e boa reputação no mercado e não é necessário esforço algum para perder essas qualidades perante os olhos do público”, ressalta Baubeta.
Sobre Patricia Gonzalez Baubeta, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Direito Contratual pelo Centro de Extensão Universitária, especialista em Varejo pela FIA/USP, pós-graduada em Direito da Economia e da Empresa com ênfase em societário e tributário pela FGV/SP, Graduanda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Presidente da Comissão de “Franchising” da OAB/SP por dois biênios, foi Membro do Comitê de Internacionalização do Fórum Setorial de Franquia do Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC.