Bikasa Negócios Imobiliários entra para o mercado de franquias com operação 100% digital

O modelo proporciona agilidade na venda, redução de processos e custos fixos, maior rentabilidade por parte do corretor que ganha 100% de comissão

O mercado imobiliário se recuperou rapidamente dos reflexos deixados pela pandemia. O setor se mostrou resiliente com o aumento das vendas de imóveis e aluguéis, crescimento do financiamento e crédito imobiliário, além do lançamento de empreendimentos por todo o Brasil.

Análise da Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) estima que no ano passado o setor movimentou cerca de R$ 11 bilhões em vendas no Brasil, com um VGV (Valor Geral de Vendas) em torno de R$ 99 bilhões. Somente na cidade de São Paulo o volume de negócios chegou em torno de 30%.

Com números expressivos para o mercado imobiliário, a tendência é que o setor continue em alta nos próximos anos, o que despertou o interesse para que novos negócios direcionados aos corretores de imóveis surgissem. Como é o caso da Bikasa Negócios Imobiliários que acaba de migrar para o franchising.

A marca que nasceu em Itapema (SC), é comandada pelos empreendedores Felipe Wichmann e Alberto Schaffer, além de fazer parte da holding de franquias Grupo Wichmann, hoje com mais de 10 anos de experiência no mercado de franquias e mais de 500 franquias comercializadas em todo o Brasil.

100% digital

A ideia do negócio surgiu após Felipe patrocinar um dos maiores eventos do mercado imobiliário, o Conecta Imobi 2019. Por estar à frente do mercado de franquias há oito anos e administrar uma rede com serviços de seguros imobiliários, viu uma sinergia entre os dois negócios. No ano seguinte, com o início da pandemia, várias empresas tiveram que reformular o negócio e migrar para o digital.

“Convidei um amigo de infância, o Alberto, para ser meu sócio e em seis meses montamos o modelo de negócio. Abrimos uma unidade piloto em Itapema/SC e pouco tempo depois em Porto Belo/SC. A Bikasa já nasceu formatada para franquia 100% on-line, focada no corretor de imóveis autônomo”, diz Felipe Wichmann, diretor executivo da Bikasa.

Ela é a primeira franquia imobiliária do Brasil a operar exclusivamente digital, sendo que o modelo de negócio proporciona agilidade na venda, redução de processos e custos fixos, além de maior rentabilidade por parte do corretor que ganha 100% de comissão.

“Somos uma proptech, ou seja, uma startup do mercado imobiliário. Montamos nosso plano de negócios juntamente com a Bloco.digital, empresa especializada na transformação de negócios imobiliários no Brasil. Trabalhamos ainda com o que tem de mais atual em termos de tecnologia e sistemas no mercado digital, poupando tempo e gastos para os corretores. Entregamos todas as ferramentas para o nosso corretor, como CRM com funil de vendas, site, assessoria jurídica, assessoria de marketing específica, entre outros”, conta o executivo.

A Bikasa tem disponível no seu banco de dados para compra e venda de espaços, imóveis como loteamentos, galpões, terrenos, casas e salas comerciais. São mais de 6 mil itens na sua base para venda em todo o Brasil.

Felipe reflete que as imobiliárias e os corretores de imóveis terão que se reinventar o quanto antes, já que a pandemia acelerou o processo de transformação digital na qual a tendência é que as pessoas conduzam esse tipo de negócio remotamente, sem a necessidade de espaço físico para atender o cliente. “O cliente na maioria das vezes faz a primeira busca pela internet, então os corretores devem estar também nesse mesmo lugar e ainda ter o conhecimento de como vender on-line. Estamos falando de um caminho sem volta, pois assim o corretor consegue atender maior número
de clientes, já que o modelo tradicional de captação ativa é desgastante e tem alto custo de tempo, além de gerar poucos resultados”, afirma.

Público comprador específico

A Bikasa busca atingir principalmente compradores que queiram agilidade, rentabilidade e qualidade no mercado imobiliário, aquele cliente investidor, que está querendo obter rendimento acima da média, já que o segmento proporciona um alto índice de rentabilidade no mercado.

Parceria com construtoras e incorporadoras

A Bikasa procura manter uma excelente relação com as construtoras e incorporadoras do mercado imobiliário, aproximando as construtoras dos corretores franqueados para uma venda mais rápida. Alberto explica que um exemplo disso é que em sua base, no nosso site, mais de 90% dos imóveis são para venda na planta, ou seja, lançamentos e pré-lançamentos a disposição dos franqueados.