Há quase 10 anos em Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Calçados Bibi chegou à cidade para suprir a demanda dos moradores que buscavam por lojas exclusivas de calçados voltados às crianças. Localizada no único shopping center do munícipio, o Shopping Pelotas, o negócio, que é administrado pela empresária Fernanda Fontana, cresceu 19,8% em 2022, se comparando com 2021, e se tornou referência no mercado em questão na região.
A ideia de levar uma marca que é precursora em calçados fisiológico e não tóxicos para os pequenos surgiu pela falta de marcas destinadas a este público na cidade. Com dois filhos pequenos na época, Fernanda enxergou uma oportunidade de negócio no comercio varejista pelotense. “Sentia falta de uma loja que tivesse 100% de suas atividades voltadas para o setor calçadista infantil. Como já tenho experiência como empresária, decidi buscar por redes que oferecessem este tipo de serviço à população local. Ao buscar no mercado, optei pela Bibi, pois a empresa é referência em calçados para crianças de 0 a 9 anos e conta como suporte as duas plantas fabris, localizadas no Rio Grande do Sul e na Bahia. Sem dúvida foi uma aposta acertada, tendo em vista que no próximo ano completaremos uma década de atuação”, revela.
Para se manter atualizada no mercado, a empresária adotou diferentes caminhos para atrair os consumidores. Além de manter os produtos seguindo a sazonalidade e coleções lançadas pela marca, a franqueada trouxe diversos tipos de serviços, que visam proporcionar a comodidade e praticidade do cliente ao comprar na loja Bibi, como o Bibi em Casa – com uma consultora que leva os calçados até a residência do consumidor, vendas via link – uma estratégia feita via aplicativo de mensagens, e Clique e Retire – podendo a comprar ser efetuada no e-commerce e o produto ser retirado na loja, ou vice-versa.
“É parte importante do negócio estar atento às mudanças de consumo do seu público-alvo. Dessa forma, sempre que a franqueadora lança algum serviço, adoto como estratégia na loja para incentivar e proporcionar uma nova forma de compra ao cliente, além de permitir que o processo contribua para o aumento de vendas e, consequentemente, de faturamento. Dito isso, buscamos trazer novidades do universo da moda para a loja, sempre com produtos atuais como a Coleção Verão 2024, que tem como tema principal Sonhos de um dia de Verão, com foco nas cores, brilhos e metalizados, principalmente em itens que são a cara da estação mais quente do ano, como papetes e sandálias, além do tradicional tênis, ideal para atividades escolares”, comenta a franqueada.
A loja Bibi de Pelotas, além de atender a demanda dos moradores da cidade, também oferece serviços para os municípios adjacentes, como Rio Grande, São Lourenço do Sul e Canguçu, ampliando a oferta de produtos para papais e mamães que buscam por qualidade e calçados testados e aprovados por pediatras e ortopedistas. Ainda vale ressaltar que os itens comercializados pela unidade contam com a palmilha Fisioflex, que proporciona ainda mais conforto e flexibilidade, ajudando os pés dos pequenos a ficarem na posição correta, contribuindo com o desenvolvimento das perninhas e estimulando a percepção sensorial e as terminações nervosas. Além disso, os calçados da marca oferecem a sensação de andar descalço, proporcionando os mesmos estímulos que crianças até os 9 anos teriam se estivessem com o pezinho no chão.