A Calçados Bibi, rede de franquias de calçados infantis, acaba de conquistar pela quarta vez a certificação no nível Diamante do Programa Origem Sustentável, o mais alto do setor. A empresa foi a primeira do segmento infantil a alcançar essa chancela, concedida pela Abicalçados e pela Assintecal, que reconhece práticas ambientais, sociais, culturais e econômicas, com objetivo de criar uma cadeia calçadista mais sustentável. Para conquistar a certificação, a marca deve estar em conformidade com todos os indicadores obrigatórios analisados por uma auditoria.
Nesta edição, a Bibi superou os 85% de conformidade, somando 565 pontos após auditoria realizada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. O desempenho coloca a companhia acima dos requisitos mínimos para o selo, que exige 80% da pontuação máxima no nível Diamante. A chancela foi concedida graças aos projetos que envolvem responsabilidade social, produtos livres de substâncias tóxicas, embalagem sustentável, reaproveitamento ou reciclagem dos materiais utilizados na fabricação dos calçados, uso de energia renovável, entre outros. A rede também trabalha em parceria com fornecedores para ampliar a adoção de práticas ESG.
“O posicionamento e as estratégias adotadas mostram que a Bibi está contribuindo para o desenvolvimento de melhores práticas no setor. Somos a primeira empresa a realizar estudos científicos com o objetivo de criar o calçado ideal para crianças e sempre buscamos trabalhar com foco em questões sustentáveis, em diferentes âmbitos do negócio. Para isso, utilizamos matéria-prima não tóxica, alinhamento das questões de sustentabilidade com fornecedores, na produção, no descarte ou reaproveitamento das sobras da indústria e na atuação das mais de 150 lojas em todo território nacional e países LATAM. Tudo isso, nos proporciona importantes diferenciais competitivos no mercado de calçados infantis, reforçando nossa preocupação com a comunidade e o local onde estamos inseridos. Seguimos promovendo o nosso propósito que é fazer o bem para gerar boas lembranças”, revela a presidente da empresa, Andrea Kohlrausch.
Há 76 anos no mercado calçadista infantil, a Bibi olha para o mundo sob o olhar das crianças. Dessa forma, a empresa, além de ser referência no setor, investe em ações que permitem práticas justas de trabalho, produção sustentável e produtos que respeitam o desenvolvimento saudável desde a infância. Devido às atividades focadas em ESG, desde 2010 a rede participa do programa Origem Sustentável, sendo que em 2019 obteve a certificação no nível Diamante pela primeira vez. Além disso, a empresa conta com relatórios de sustentabilidade bianuais com resultados nos âmbitos econômicos, sociais, ambientais e de governança, que se alinham a agenda de compromissos seguem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), a serem cumpridos até 2030.






