Na medida que os smartphones e a internet conquistaram mais espaço na vida do consumidor, novas oportunidades de negócios começaram a surgir no mercado. Quem tem um celular, com certeza usa algum tipo de aplicativo. Hoje é quase impossível viver sem eles, e por isso, todas as empresas e profissionais precisam estar atentos à importância de usar o potencial que só o digital oferece.
Foi com esse foco que nasceu o Best Gourmet Club, aplicativo que une boa gastronomia com economia, por meio de um clube de assinatura o cliente tem acesso a descontos nos melhores restaurantes do país.
De olho no que o mercado pede
“Nosso negócio surgiu como um bloco de voucher de descontos. A partir daí fomos acompanhando a evolução tecnológica do mercado e o comportamento do nosso cliente, e em 2018 lançamos a versão online, o APP Best Gourmet Club. Claramente, esse é um caminho sem volta e com enorme potencial e oportunidades para as plataformas digitais”, explica Felipe Meciano, sócio fundador do Best Gourmet Club.
Para o empresário, é inquestionável que o uso das plataformas digitais está cada dia mais presente na vida do consumidor, e isso faz com que empreendedores visualizem uma grande oportunidade para ganhar dinheiro. “O Best Gourmet Club está ganhando cada vez mais espaço no setor e no mercado como um todo pelo fato de ser um produto digital, de simples implantação e poder estar em qualquer lugar do país. É uma condição perfeita: de um lado o cliente que busca facilidade, comodidade e preço bom, do outro, a nossa franquia que oferece tudo isso”, finaliza.
Franquia 100% digital
Com o mercado em busca de novidades e inovação, em 2020, o empresário resolveu, ao lado do sócio, expandir a empresa e entrar para o franchising. Com uma operação simples, mas promissora, eles decidiram focar no formato digital.
Nesse modelo, o franqueado pode atuar home office, necessitando apenas de um celular e um computador para trabalhar. Na verdade, o trabalho consiste em mapear os melhores restaurantes e oferecer a parceria com o app. Depois do cadastro pronto é hora de divulgar e vender. O marketing, a atualização do aplicativo e as campanhas de tráfego pago para vendas no digital, ficam sob responsabilidade da própria franqueadora.
“Atualmente estamos presentes em 18 cidades de nove estados brasileiros, além de três unidades próprias e a loja física (matriz) em Cuiabá (MT). Fora isso, já conquistamos mais de 900 restaurantes parceiros. A expectativa é encerrar 2022 com mais 30 operações ativas”, declara o empreendedor.
Expansão
Apesar do Best Gourmet Club ter um plano de expansão, não há impedimento para a implantação de unidades. O critério adotado é que a cidade tenha acima de 80 mil habitantes. Já o investidor precisa ter dinheiro e boa vontade para aprender. O franqueado receberá treinamentos presencial e online para ter acesso ao know-how do negócio e desempenhar bem habilidades comerciais, de venda e tecnologia. “Acompanhamos passo a passo a implantação do Best Gourmet Club nas cidades. O sucesso do franqueado é o sucesso da nossa marca”, diz Meciano.
Além dos principais pontos que uma franquia oferece, que são know-how e segurança, a Best Gourmet oferece um modelo de negócio com custos baixos, alta lucratividade e de fácil assimilação nos processos. Os treinamentos são periódicos e a reciclagem constante para manter o franqueado sempre alinhado com as mudanças do mercado, onde qualquer pessoa pode ser treinada para executar. “Oferecemos também uma proximidade dos sócios idealizadores, sempre disponíveis facilitando muito no desenvolvimento de cada cidade parceira”, reforça o empresário sobre as vantagens e dinamismo do negócio.
“Atualmente temos inúmeros canais de divulgação, onde buscamos novos franqueados, incluindo canais no Youtube que falam de franquia, redes sociais e google, com nosso tráfego pago”.
Investimento acessível e bons lucros
Para ser um franqueado é necessário o investimento inicial de R$ 26.800,00 para cidades de até 100 mil habitantes. O valor inclui taxa de franquia, capital de giro e custos de implantação. Além de atuar em todo território nacional, nas cidades com até 100 mil habitantes, o franqueado pode ter o faturamento médio estimado em R$ 3 mil a 10 mil por mês, assim também como o benefício de baixo custo de instalação e operação, alta liquidez, fácil gestão e prazo de retorno do investimento estimado entre 6 a 14 meses.
Para atrair o cliente, um dos atrativos do aplicativo é disponibilizar descontos. “Um deles é 100% de desconto no segundo prato, ou seja, compre um prato e ganhe outro. Esse tipo de desconto tem funcionado muito bem”. Esses cupons promocionais são importantes, muito usados no food service. Essa vantagem financeira ajuda a aumentar consideravelmente o número de consumidores, pois deixa o seu produto mais acessível.
Além disso, a utilização do QR Code está muito forte e, em 2022, será cada vez mais comum encontrar o sistema nas redes de restaurantes. Por conta das medidas preventivas e protocolos de segurança para prevenção da Covid-19, muitos restaurantes deixaram de oferecer o seu cardápio físico para evitar riscos de contaminação, com isso, o físico foi substituído pelo digital.
Também é possível fazer pagamentos por meio do código, seja com cartão de crédito, débito, carteiras digitais e PIX. Com o QR Code é possível reduzir os custos, melhorar a experiência do cliente e aumentar o volume de feedbacks recebidos.
Felipe explica que o Best Gourmet Club trabalha com empresas homologadas para cuidar do marketing, jurídico e tecnologia. “Elas estão ao nosso lado, sempre focadas em trazer inovação, alta performance para os franqueados e qualidade pro cliente final. É a oportunidade de fazer um verdadeiro tour gastronômico na própria cidade, conhecendo novos lugares, novos sabores e, não menos importante, de forma econômica”, conclui.