Depois de ter sua primeira edição lançada em São Paulo, a Feira Virtual de Franquia chega a Belo Horizonte com objetivo de explorar as oportunidades que o mercado mineiro oferece.
Redes de franquias de todo o país que buscam expansão na região metropolitana de BH vão se reunir virtualmente no dia 22 de julho para apresentar seus modelos de negócios para futuros investidores que estejam em busca do negócio próprio.
“Tivemos o lançamento do projeto e excelentes resultados para as marcas participantes bem como para os interessados em investir que viram no modelo de feira uma oportunidade de conhecer novos projetos e mudar de vida. No momento de quarentena que o país ainda vive, essa é uma possibilidade de se recolocar no mercado de trabalho com algo que o empreendedor se simpatize com investimentos a partir de R$ 3 mil”, fala Ricardo Branco, diretor executivo da feira.
Mercado Mineiro de Franquias
Minas Gerais é considerado um dos melhores mercados para se investir em franquia atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo dados da ABF do primeiro trimestre de 2020, o faturamento foi de R$3,2 bilhões, crescendo 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparar o período de 2019 com o ano anterior, esse crescimento atingiu o patamar de 7,5%.
No primeiro trimestre deste ano, o Estado cresceu 10% em número de redes, atingindo o patamar de 795 marcas em operação. Além disso, em unidades, também expandiu 10%, com 9.450 pontos de venda.
Em relação aos segmentos de atuação, o melhor desempenho ficou com Serviços e Outros Negócios (crescimento em unidades de 58,3%) beneficiado pela interiorização de marcas; Comunicação, Informática e Eletrônicos (+22,9%) estimulado pela consolidação de empresas de tecnologia em meios de pagamento, além do crescimento dos investimentos em marketing digital e comunicações online de forma geral; e Limpeza e Conservação (+15,9) com destaque relacionado às empresas de serviço de limpeza e reparos.
Para Danyelle Van Straten, diretora regional da ABF em Minas, “Empreender no franchising nesse momento de crise é uma vantagem. Não que as unidades estejam imunes, mas elas têm mais estrutura e acesso a conhecimentos e experiências para reagir mais rápido. As redes estão expandindo, inovando e diversificando seus produtos e serviços”, concluiu a diretora.
Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia e um dos idealizadores da Feira Virtual de Franquia, tem a sede do grupo, que detém 5 marcas, em Belo Horizonte e vê um cenário interessante para as marcas. “Temos uma região com enorme potencial econômico por estar localizada estrategicamente e com uma boa qualidade de mão de obra, além disso, a região metropolitana de BH compreende 34 municípios gerando ainda mais demanda e oportunidades aos negócios”, reforça Mol.
Potencializando o mercado virtual
A Feira Virtual de Franquia veio para conectar interessados em empreender com marcas franqueadoras. “Por meio de videoconferências em dias e horários pré-estabelecidos com foco em determinada regiões do país conseguimos fazer uma triagem eficiente de oportunidades e interessados criando conexões que dão resultados positivos e fomentam o empreendedorismo”, explica Ricardo Branco, diretor executivo da feira.
As videoconferências acontecem por meio da plataforma Zoom e pode reunir até 1000 interessados num mesmo horário. “As redes de franquias precisam continuar o projeto de expansão para todo o Brasil e essa é a oportunidade de continuar crescendo. As marcas estão se reinventando e muitos mercados estão com alto potencial de ganhos”, reforça Branco.
A organização da feira é responsável pela captação de candidatos a franqueado para a participação no evento por meio de ações de marketing digital e relacionamento. Além disso, o investimento para participar é bem abaixo do modelo tradicional, visto que que não há necessidade de investir montagem de estandes, materiais gráficos e viagens.
Para quem busca empreender
Para quem quer conhecer novos negócios para se tornar um empreendedor, a participação na feira é gratuita, basta entrar no site da feira e se inscrever na sala de reunião da marca que deseja. Nesta edição estarão disponíveis 3 horários diferentes, às 10h, 16h e 20h. Cada participante pode se inscrever em quantas marcas quiser para entender os modelos de negócios. “Após preencher o cadastro de determinada marca, o futuro investidor já deve receber as informações iniciais sobre o negócio e poderá tirar todas as dúvidas durante a videoconferência com o departamento de expansão. Pensamos em cada detalhe para que todos os participantes tivessem uma experiência positiva e conseguissem fazer negócios”, explica Ricardo Branco.