Barbearia VIP aposta em inteligência artificial para impulsionar expansão e resultados dos seus franqueados

Ferramenta própria de IA analisa desempenho, identifica público-alvo, orienta decisões e gera insights estratégicos para cada unidade

Sempre aliada à inovação, a Barbearia VIP, rede de franquias de barbearias, foi uma das pioneiras ao trazer um novo conceito de experiência masculina para o país e, atualmente, conta com uma ferramenta que une inteligência artificial ao visagismo, permitindo ao cliente visualizar seu novo visual antes mesmo da execução do serviço. Com mais de 50 unidades espalhadas pelo país e faturamento anual de R$ 26 milhões, um dos recursos que mais contribuíram para o fortalecimento da rede é sua plataforma interna de IA — um sistema desenvolvido pela própria franqueadora para apoiar o franqueado na tomada de decisões estratégicas, aprimorando o desempenho de cada unidade.

A ferramenta utiliza inteligência artificial para acompanhar a performance do negócio, mensurar resultados, identificar comportamentos do público-alvo, reconhecer padrões de consumo e até conversar com o franqueado, oferecendo análises, alertas e insights personalizados. O sistema avalia fatores como perfil dos clientes, serviços mais contratados, frequência de retorno, horários de maior movimento e alcance das ações de marketing. Com essas informações, a Barbearia VIP consegue orientar o franqueado de forma muito mais assertiva, garantindo uma gestão eficaz e melhores resultados de forma personalizada para cada região.

“Além do treinamento e suporte, a Barbearia VIP oferece outras soluções para aprimorar ainda mais os resultados dos nossos franqueados. Uma delas é nossa ferramenta interna de IA. É uma solução que traz vantagens para a rede e proporciona faturamento superior aos franqueados. Na Barbearia VIP, a inovação não é um projeto — é parte da nossa cultura. Temos todo o cuidado de transmitir essa tecnologia e visão de futuro aos nossos franqueados. Nossa ferramenta de IA conversa diariamente com eles, apresenta análises claras, orienta decisões e sugere estratégias de crescimento”, comenta Victor Conceição, CEO da Barbearia VIP.

Mais do que uma barbearia, a Barbearia VIP é um verdadeiro centro de estética masculino, oferecendo também serviços como tatuagem, remoção de tatuagem, podologia e massagem. Suas unidades proporcionam uma experiência completa, com atrativos como cerveja, água e café gratuitos, mesa de bilhar, videogames e fliperamas. Esses diferenciais transformam a Barbearia VIP em um espaço de convivência masculina, onde os clientes se reúnem para conversar e relaxar.

Os nossos serviços são excelentes, mas toda a estrutura que oferecemos contribui para aumentar o engajamento e fidelização. De certa forma, a Barbearia VIP se destaca pela experiência diferenciada, que cuida de cada detalhe para o bem-estar do cliente. Para o franqueado, nossa IA se torna uma aliada essencial, pois aponta oportunidades, fortalece o posicionamento digital e ajuda a desenvolver estratégias que ampliam a visibilidade e a credibilidade online”, conclui Victor.

O investimento inicial para abrir uma franquia da Barbearia VIP parte de R$ 280 mil, com prazo médio de retorno estimado em 24