Barbearia Confraria da Barba chega ao Rio de Janeiro

A rede de franquias Confraria da Barba chega ao Rio de Janeiro. Com investimento em torno de R$ 400 mil, a primeira unidade no estado fluminense será inaugurada em Nova Iguaçu, na região central, ainda neste semestre. Em um espaço de 235m², a nova barbearia oferecerá serviços exclusivos ao público masculino (corte de cabelo, barba, massagem, manicure e pedicure, podologia, depilação, limpeza de pele, além de pacotes para o Dia do Noivo). Os serviços são sempre acompanhados por uma bebida, e no local há um espaço bar e salão de jogos com mesa de pôquer, vídeo games, home theater e som ambiente.

“Nossa proposta é oferecer um serviço diferenciado e com excelência, num local onde o homem possa se sentir à vontade e encontrar tudo o que ele precisa para cuidar da sua imagem”, disse Pedro Henrique Xavier Costa, 27, um dos sócios da unidade de Nova Iguaçu. Com experiência em gestão adquirida durante seis anos de trabalho em uma instituição financeira, Pedro Henrique conta que desistiu de mudar-se para os Estados Unidos depois que conheceu a proposta de negócio da Confraria da Barba. “Apesar de ser uma franquia relativamente nova, nos passa muita segurança. O suporte da franqueadora é excepcional”, afirmou o jovem empreendedor.

Leonardo Benites, sócio e gerente de expansão da Confraria da Barba, ressalta que o mercado de beleza no Rio de Janeiro é tão forte quanto em São Paulo. “O carioca é bastante vaidoso e o mercado de beleza exclusivo para o público masculino ainda é embrionário”, disse. “Nossas perspectivas para o estado do Rio são muito otimistas. Já temos interessados em abrir uma unidade na cidade do Rio de Janeiro e já estamos projetando algo para São Gonçalo e para a Região dos Lagos”, completou.

Com o conceito de barbearia premium, a Confraria da Barba entra no mercado de franquias com expectativa de faturar R$ 3,4 milhões em 2016. Em janeiro, foi inaugurada a primeira unidade franqueada da marca, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. Além da unidade de Nova Iguaçu, também será inaugurada uma unidade em Recife (PE). Há negociações avançadas em algumas cidades de São Paulo, além de Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e o próprio Rio de Janeiro. A expectativa é fechar o ano de 2016 com cinco unidades franqueadas em três Estados.

Dados divulgados em janeiro pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelaram que o franchising brasileiro registrou um crescimento significativo de 8,3% em 2015, ano em que a economia brasileira encolheu. O faturamento do setor de franquias no Brasil atingiu R$ 139,5 milhões e só o segmento de Esportes, Saúde, Beleza e Lazer foi o terceiro mais importante (dentre 11 segmentos analisados), e responsável por 18% deste valor. O segmento também registrou uma variação de faturamento no ano passado de 8,1%, contra 5% em 2014.

O negócio

A Confraria da Barba nasceu da ideia de cinco amigos que sentiam falta de um local exclusivo para o homem cuidar da sua aparência, agregando o cuidado pessoal a uma experiência agradável. A empresa foi desenvolvida sob a perspectiva do cliente e com modelo de gestão de grandes companhias, devido à experiência de seus proprietários em multinacionais.

A primeira unidade, localizada em Campinas, recebeu cerca de R$ 340 mil em investimentos. Um dos principais diferenciais da Confraria da Barba, entretanto, é a preocupação com o design moderno do ambiente e da comunicação visual, enquanto os principais competidores do mercado apostam em uma linha retrô. Em 2015, a empresa faturou R$ 1,1 milhão com serviços e produtos vendidos.

Segundo Ronal Balena, um dos sócios fundadores, o perfil do cliente requer uma apresentação da marca que remeta à contemporaneidade. “Nosso público é formado por profissionais estabelecidos, jovens executivos e empreendedores, tão exigentes com os serviços que procuram quanto com seu próprio desempenho profissional. Por isso, os clientes da Confraria da Barba não se sentem atraídos por uma temática do passado, mas se identificam com a nossa proposta moderna de qualidade e excelência no atendimento.”, completa o empresário.

 

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