Com o fechamento repentino de bares e restaurantes por conta da pandemia, os serviços de entrega se tornaram uma necessidade e cresceram em todo o país. Foi assim com os empresários Bruno Souza e Victor Drago, sócios-fundadores do Muvuca Bar, na cidade gaúcha de Santa Maria. Um mês após inaugurar o negócio, eles precisaram fechar o espaço físico
para os clientes e se reinventar. Foi por meio do delivery que o Muvuca, assim como muitos comércios por todo o Brasil, sobreviveu à crise sanitária. Hoje, a empresa fatura mais de R$ 100 mil por mês e a entrega representa cerca de 40% das vendas.
O Muvuca é a realização de um sonho antigo dos sócios que, até então, não tinham experiência como empreendedores e aprenderam na prática a gerir o negócio. “Começamos tudo em um caderninho, fazendo uma previsão de custos e faturamento para ver se ia ser viável. Alugamos o espaço em setembro de 2019 e fomos desenvolvendo a ideia, montando
o cardápio, negociando com fornecedores”, conta Bruno Souza.
A inauguração foi em fevereiro de 2020 no Centro da cidade. No cardápio, pasteizinhos caseiro e polenta, caipirinhas e cerveja de litro. Os pedidos eram anotados à mão em post-its e o atendimento feito pelos próprios donos, que se desdobravam para atender a clientela que lotava o bar quase todos os dias. No entanto, um mês depois, por conta da pandemia, foi preciso fechar as portas. “Precisávamos contornar aquela situação. Paramos de receber as pessoas e agora elas é que nos receberiam em casa. Mas precisávamos nos reestruturar, pois o delivery ainda era algo distante, não tínhamos um sistema de gestão e uma estrutura digital, fazíamos tudo manual”, lembra Souza.
Essa não era a realidade apenas do Muvuca. Pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios ao Instituto Locomotiva mostra que 89% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a utilizar o delivery nas suas estratégias de vendas com a pandemia e hoje ele é responsável por mais da metade do faturamento em 56% dos estabelecimentos do setor. Outra pesquisa realizada pela Galunion Consultoria em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o Instituto Foodservice Brasil (IFB), apontou que 85% pretendem manter este canal de vendas mesmo com a retomada do atendimento presencial.
Depois de tentar vender pelo próprio site e redes sociais, o Muvuca entrou para a plataforma Delivery Much, aplicativo que também nasceu em Santa Maria e hoje atua em mais de 300 cidades do interior de 20 estados. “Logo quando entramos, em junho de 2020, estávamos no momento mais difícil e o serviço de entrega foi importantíssimo. É evidente a diferença de estar em um aplicativo que funciona como marketplace, tivemos muito acesso aos clientes, pois é uma vitrine fantástica. Tivemos várias oscilações no faturamento, mas o que sustentou o negócio foi o formato de delivery, que chegou a ser 100% do nosso faturamento no auge da pandemia”, comenta Souza.
Segundo Pedro Judacheski, CEO e sócio-fundador da Delivery Much, o número de lojistas que aderiram ao aplicativo de entrega cresceu 80% entre janeiro e dezembro de 2020. Já os pedidos no aplicativo dobraram com a pandemia. “Estamos passando por uma mudança cultural. Mais do que nunca, as pessoas experimentaram a comodidade de pedir comida em
casa e o serviço de entrega vem se tornando ainda mais presente na vida delas”.
Além de ser full service, que inclui a gestão de pedidos, meios de pagamento e logística em uma única plataforma, a Delivery Much também presta todo o suporte para a digitalização dos lojistas, sejam restaurantes, bares, supermercados, farmácias, pet shops ou empresas de água e gás. A startup, que atua há 10 anos em cidades do interior, tem o propósito de levar o delivery para além dos grandes centros urbanos. A marca trabalha com franqueados e, com isso, consegue estar próxima dos empreendedores e ajudar no desenvolvimento da economia local. “Conhecemos o interior como poucos, pois estamos presentes no dia a dia dos lojistas e compreendemos suas necessidades. Além de oferecer uma ferramenta tecnológica que suporte seu crescimento, auxiliamos na expansão dos negócios”, diz Judacheski.
O que no início foi uma necessidade por conta do isolamento social, hoje se transformou numa oportunidade de crescimento do negócio para o Muvuca Bar. Devido ao sucesso e a boa experiência entregue aos clientes, o delivery tem crescido e, atualmente, representa cerca de 40% das vendas. Para os próximos meses, a projeção é que esse percentual cresça ainda mais e impulsione também o faturamento total do bar, que se divide entre salão e entregas. “Nossa proposta continua se atualizando, com foco em entregar o melhor para os nossos clientes, com um cardápio caseiro, como os burgers e pasteizinhos, nosso forte da casa. Estamos também com um novo projeto para ampliar a cozinha para dar mais eficiência e volume para o delivery”, finaliza Souza.