O Lecadô divulgou os resultados alcançados em 2023 de suas ações de combate ao desperdício de alimentos e de gerenciamento de resíduos gerados em sua fábrica, nas lojas e no escritório. Em um ano, foram cerca de 19 toneladas de alimentos em perfeitas condições de consumo que deixaram de ir para o lixo, e 10 toneladas de resíduos reciclados ou que receberam destinação correta por empresas de reciclagem parceiras. Um resultado 45% superior ao obtido em 2022, o que reflete o compromisso do Lecadô em adotar práticas sustentáveis em todas as etapas de seu processo de produção.
O desperdício de alimentos é um problema mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 17% do que é produzido no mundo vai para o lixo. O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking dos países que mais desperdiçam comida no mundo, ainda segundo a ONU. Dados do IBGE apontam que cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora. Esse desperdício ocorre em diversas etapas da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo. Um cenário que afeta as pessoas e o meio ambiente. Para contribuir com a melhoria desse cenário, o Lecadô conta com uma estratégia focada na gestão inteligente dos produtos excedentes e na destinação correta dos resíduos. A meta é diminuir ao máximo o envio desses materiais para aterros sanitários.
Nas lojas, a principal ação de combate ao desperdício se dá por meio da parceria do Lecadô com a Food To Save. A startup conecta varejistas, que contam com alimentos próximos à data de vencimento, ao consumidor final interessado em comprar produtos com ótimos descontos, que sempre seguem acondicionados na “Sacola Surpresa”. O Lecadô seleciona os itens excedentes para a montagem da sacola, que é disponibilizada para resgate no app da Food To Save. Além da opção de retirar o pedido no local de compra, o consumidor pode receber a sacola em casa.
Em 2023, a parceria do Lecadô com a Food To Save evitou que aproximadamente 19 toneladas de alimentos fossem enviadas para o lixo. Foram cerca de 11 mil sacolas comercializadas. “É preciso fomentar cada vez mais a cultura sustentável. Quando os clientes compram a Sacola Surpresa, sabem apenas que receberão produtos Lecadô saborosos e de qualidade, mas não sabem exatamente o que virá. É uma escolha de consumo consciente, de optar por uma compra que irá contribuir com uma causa maior que é o combate ao desperdício e o cuidado com o planeta”, explica Agata Lago, Gerente de Marketing do Lecadô.
Segundo a executiva, mesmo fazendo uma gestão de estoque afinada, a marca gera excedentes, pois precisa ter produtos nas lojas até o final de cada dia. São tortas, doces e salgados frescos e sem conservantes que tem a validade menor do que produtos industrializados. “O excedente que comercializamos por meio da Food To Save está sempre em perfeitas condições para o consumo. É uma solução atrativa para os consumidores e que reduz o percentual de perdas em nossas lojas”, completa Agata.
Também faz parte da política ambiental do Lecadô buscar a redução máxima de geração de resíduos sólidos. Além de diminuir o custo operacional, esse cuidado minimiza os impactos diretos e indiretos ao meio ambiente. Para isso, a empresa conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), que inclui a segregação e a destinação correta dos resíduos produzidos na fábrica. Entre eles, caixas de papelão e de ovos, baldes de plástico provenientes de recheios e óleo de cozinha usado que, depois de separados, são destinados a empresas parceiras especializadas em reciclagem, como Koleta Ambiental, Frenováveis e CRR Reciclagem Rio. Apenas em caixas de ovos, foram recicladas cerca de 40 mil unidades em 2023.
Todos os materiais são divididos em dois grupos: reciclados (papelão, papel, plástico, vidro, metais e óleo de cozinha) e não-reciclados (orgânicos e rejeitos como as sobras de insumos e frutas utilizados na produção dos doces e salgados). Depois de separados, são acondicionados em caçambas, contêineres, bombonas e sacos apropriados de acordo com a composição do material, e são armazenados na Central de Resíduos (CR) da fábrica Lecadô até a destinação final.
O PGR incluí ainda a otimização de processos internos, como o controle da utilização de papel para impressão de documentos e a utilização de canecas e garrafas individuais e reutilizáveis na fábrica e no escritório, entre os colaboradores e visitantes. O objetivo é reduzir o consumo desnecessário de copos descartáveis. O treinamento dos colaboradores para o manuseio correto dos materiais, a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletivas) para evitar contaminações e a análise permanente das ferramentas de melhoria dos processos de reciclagem também fazem parte das ações sustentáveis do Lecadô.
Em 2024, a meta da empresa é avançar em suas práticas sustentáveis, estreitar o diálogo com os colaboradores e franqueados, e ampliar a comercialização das Sacolas Surpresas. “Acreditamos que a adoção de práticas sustentáveis é uma responsabilidade compartilhada e que cada pequena ação faz diferença. O Lecadô comercializa alegria, estamos nos momentos afetivos e festivos das pessoas com nossos produtos. E não existe alegria em um cenário de fome e de um planeta degradado. Queremos contribuir para mudar esse cenário”, finaliza Agata Lago.