Durante o ano de 2019, o mercado do Turismo registrou bons resultados. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o setor no Brasil apresentou crescimento recorde nos primeiros meses do ano – o rendimento foi de R$ 136,7 bilhões, o maior registrado nos últimos quatro anos, além de mais de 25 mil vagas de emprego criadas.
O bom momento vivido no turismo impacta também as franquias do segmento. Entre os 11 segmentos do franchising com crescimento positivo, hotelaria e turismo manteve-se em destaque, registrando 7,2%. Recorde em faturamento e geração de empregos, mais recentemente o balanço trimestral da Associação Brasileira de Franchising (ABF) demonstrou que o faturamento das franquias no Brasil foi de R$ 47,203 bilhões apenas entre julho e setembro de 2019 – representando um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com Ana Virgínia Falcão, CEO da franquia Clube Turismo, o turismo foi um dos setores responsáveis pelos bons números do franchising. “Seja a lazer ou a negócios, as pessoas precisam viajar! Essa oportunidade de mercado atrelada ao fato de muitos empreendedores buscarem uma atividade rentável e prazerosa, tem atraído para o setor pessoas interessadas em investir no segmento”, explica. Para ela, o turismo é uma atividade importante por impactar todos os demais setores da economia.
Ainda segundo a ABF, o crescimento do setor no ano de 2019 deve fechar em cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas e empregos gerados. Em outras palavras, isso significa que o mercado de franquias segue como uma opção segura para empreender.
Impacto na economia
Segundo o Ministério do Turismo, o segmento é responsável por mais de 8% da economia no Brasil, em 2027 deverá corresponder a 9,1% do PIB brasileiro e gera emprego para cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil.