Au-All apoia projeto social que transforma vidas de moradores de Gramacho no RJ, com o ofício de banhista para pets

Instituto IDE forma a primeira turma de banhistas; Projeto social é voltado a moradores da comunidade do Jardim Gramacho

O Instituto IDE (Inclusão e Desenvolvimento pelo Esporte) formou recentemente a primeira turma do curso de capacitação profissional de banhistas de pets. O IDE foi criado há 13 anos e atende moradores da comunidade do Jardim Gramacho, bairro em Duque de Caxias (RJ), onde entre 1976 e 2012 funcionou o maior lixão da América Latina.

O projeto social, que tem a frente o pastor Anderson Leite e Vanessa Vecchi, visa formar profissionais e capacitar pessoas em estado de vulnerabilidade, tornando pessoas capazes de exercer o ofício de groomer. Para isso, foi criado este ano um “braço” deste projeto, o Cantinho Pet IDE.

A rede de franquias Au-All Pet Móvel é uma das empresas apoiadoras deste projeto, sendo responsável por custear o curso para os dez primeiros alunos, além dos uniformes composto por boné, camiseta e avental. O curso de banhista foi ministrado por um dos mais reconhecidos profissionais de groomer do Brasil, professor Fabio Sooza, com aulas teóricas em sala de aula e práticas no próprio Instituto, com ensinamentos de banho e tosa de animais, com duração total de 88 horas. A primeira turma formou 10 alunos, entre mulheres e homens.

Todos os animais que participaram das aulas são das próprias famílias assistidas pelo projeto, que além de aprenderem toda parte de higiene e tosa dos cães, também tiveram conhecimento dos cuidados para evitar doenças, inclusive a sarna.

“Não basta dar o peixe, é necessário ensinar a pescar! Acreditamos muito em projetos sociais como esse, que inclusive é uma forma de evitar a gravidez precoce de jovens, e de tirar pessoas da miséria. Além do mais, o mercado carece de profissionais capacitados para a especialidade de groomer”, conta Mônica Branco, CEO e fundadora da Au-All Pet Móvel, primeira e única franquia de pet móvel do Brasil, com serviços de banho e tosa em domicílio.