Segundo o mais recente Boletim Focus do Banco Central, a expectativa de inflação em 2015 passou de 8,29% para 8,31%. É a quinta vez consecutiva que o número é elevado pelos economistas. Já era esperado que 2014 seria um ano difícil e isso tem sido comprovado em diferentes segmentos. Em contrapartida, alguns empresas, principalmente as que adotam formato de franquias, continuam em alta apesar da crise. As franquias do Grupo SMZTO são alguns exemplos.
O Instituto Embelleze, líder em capacitação profissional para o mercado de beleza, encerrou 2014 com 33 novas franquias –totalizando 392 unidades e 18,31% de crescimento em faturamento (R$ 217 milhões em 2014 contra 183 milhões em 2013). A rede ainda conta com o fato de estar ligada a um mercado sempre em alta: o da beleza. Hoje, o Brasil é um dos três maiores neste setor, perdendo apenas para EUA e Japão. Sucesso não apenas em números, o Instituto Embelleze é também um dos mais bem conceituados do mercado. A marca recebeu, há poucas semanas e pela sétima vez consecutiva, o selo de excelência em franchising ABF na categoria ‘Master’.
Outro destaque é a rede de restaurantes L’Entrecôte de Paris. O faturamento em 2013 foi de R$ 6 milhões e, em 2014, a receita ultrapassou os R$ 16 milhões. “Inauguramos sete franquias ano passado,” conta Semenzato (foto). “Existem unidades que estão faturando R$ 700 mil por mês”. Pioneiro no Brasil em servir um único prato, o noix d’entrecôte – o L’Entrecôte de Paris ainda tem mais inaugurações agendadas para 2015, incluindo cidades como Recife, PE, Natal, RN e Belo Horizonte, MG. “Escolhemos apenas cidades com características demográficas e econômicas onde o nosso formato tem melhor penetração,” complementa. Recentemente, o L’Entrecôte de Paris garantiu inclusão no Guia Michelin, uma das mais tradicionais e importantes publicações gastronômicas do mundo. É a única franquia brasileira a conseguir tal reconhecimento.
Odontologia para todos
Conhecida por oferecer tratamentos odontológicos a preços acessíveis – o paciente pode parcelar em até 36 vezes -, a OdontoCompany cresce em decorrência da mudança de cultura do brasileiro. “Alguns dos tratamentos mais procurados são de estética, como clareamento, aparelhos ortodônticos e implantes, um indício de que o brasileiro não está indo ao dentista apenas quando é preciso arrancar os dentes, como fazia até poucos anos,” comenta o empresário. Hoje, a OdontoCompany tem 236 franquias no país e faturamento de R$ 57 milhões em 2014, mais que o dobro se comparado ao ano de 2013 (R$ 18 milhões).
Expectativas para 2015
Ao todo, a SMZTO Holding de Franquias conta com 10 franquias. A receita do grupo em 2014 foi de R$ 356.440 milhões, 37% a mais do que no ano anterior. Somando todas as marcas, são 876 franquias comercializadas em todo o país, com 576 unidades em operação. “Para 2015 é esperado aumento de 44,8%,” finaliza Semenzato. Parte do crescimento será por conta da recente ampliação de parceria entre o empresário e a apresentadora Xuxa Meneghel, que lançaram este mês a franquia Espaçolaser. A dupla já dirige uma sociedade de sucesso com a Casa X, rede de franquia de festas infantis que já conta com sete unidades inauguradas e expectativa de inaugurar outras 10 este ano.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito