Aquisição fortalece Estratégia “Direct to Consumer” da Dr. JONES

Com a compra, a Dr. JONES se consolida como a maior empresa nacional a oferecer uma  solução completa de beleza e higiene para o homem, ampliando também seus canais de distribuição que já incluem lojas próprias, e-commerce, barbearias, perfumarias e farmácias.  Os produtos da Dr. JONES para a barba agora passam também a ser distribuídos para mais de 250 cidades brasileiras onde o Home Shave Club possui membros assinantes ativos, nos planos mensal, bimestral e trimestral.

“Desde que fundamos a Dr. JONES nosso objetivo sempre foi oferecer a solução completa de higiene e beleza para o homem brasileiro. Com essa aquisição completamos nossa linha de produtos com uma lâmina de barbear exclusiva de alta performance, e transformamos a empresa na “solução completa” com o serviço de assinaturas e entrega recorrente. Vamos chegar na casa dos nossos consumidores todos os meses, entendendo as demandas e interesses do homem brasileiro em relação a beleza e higiene pessoal. ”, explica Guilherme Campos, fundador da Dr. JONES.

A aquisição marca também a entrada da Dr. JONES no mercado de lâmina de barbear que é uma das maiores categorias de HPPC masculino no Brasil, um segmento que faturou em 2017 R$2,3 bilhões de acordo com a consultoria Euromonitor. O Brasil é o segundo maior mercado para beleza masculina no mundo, atrás apenas dos EUA. O setor atingiu R$ 21,8 bilhões em 2018, tendo crescido cerca e 70% em um período de cinco anos. As previsões da consultoria são de que em 2022, o Brasil deverá alcançar 20% de participação global, com vendas de mais de US$ 8 bilhões.

Nos EUA, líder mundial na categoria masculina, movimentos similares foram feitos por grandes empresas de bens de consumo. As duas principais startups de assinatura de lâminas e produtos de barbear foram compradas em aquisições bilionárias nos últimos 3 anos. Em 2016 a Unilever concluiu a aquisição do Dollar Shave Club por US$1 bilhão, e em 9 de maio de 2019 sua principal concorrente Harry’s  foi vendida para a Edgewell Personal Care (dona de marcas como Banana Boat, Wet Ones e Schick) por US$ 1,37 bilhão. As aquisições mostram o interesse dos grandes grupos de consumo no mercado masculino e também o potencial do modelo de distribuição recorrente e  “direct to consumer”.

Fundada em 2013 por Guilherme Campos e André Popoutchi, a Dr. JONES foi pioneira no Brasil em atender as necessidades e preferências do “novo homem”, com produtos que vão desde microesfoliante facial e shampoo para a barba até um gel redutor de gordura abdominal.