Em 2021, no setor de seguros de vida, o segmento de pessoas cresceu 12,7%, alcançando um faturamento de R$ 51,2 bilhões, de acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Uma das explicações é que, diante da pandemia, muitos consumidores passaram a se preocupar mais com o futuro, fazendo um planejamento financeiro que inclui o seguro de vida como uma proteção a mais para a família.
Esse cenário impactou positivamente os resultados da Prudential do Brasil, a maior seguradora independente do país no segmento de pessoas, excluindo-se VGBL, que registrou crescimento de 15% em emissão de prêmios no segmento individual no comparativo entre 2021 e 2020. A seguradora apresentou o faturamento recorde de R$ 3,8 bilhões e terminou o ano com mais de 3,1 milhões de clientes protegidos.
O segmento de seguros de pessoas vem ganhando tanto espaço no país que já é o mais representativo, respondendo por 36% do faturamento do setor de seguros. Automóveis, tradicionalmente mais representativo, hoje responde por 27% da receita do setor. Em dezembro de 2021, aliás, o mercado bateu o recorde da década de prêmios de seguros de pessoas, registrando crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2020.
Mesmo diante de tal crescimento, o mercado brasileiro ainda tem muito espaço a ser conquistado. Atualmente, apenas uma pequena parcela da população possui seguro de vida. “Seguimos com uma grande oportunidade de negócio no país, o que incentiva muita gente a adquirir uma franquia de seguro de vida”, diz Humberto Madeira, vice-presidente de Franquias da Prudential do Brasil.
Subsidiária de uma das maiores companhias financeiras do mundo, a Prudential do Brasil é a primeira seguradora de vida a atuar no modelo de franquias no país. A franqueadora é a 11ª maior no Ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF, com cerca de 1,6 mil corretores franqueados, e segue em busca de novos empreendedores. Além de uma das maiores franqueadoras, a empresa foi reconhecida em 2021 como uma das melhores redes com premiação Franquia 5 Estrelas pela revista Pequenas Empresas & Grandes negócios.
Esses resultados foram possíveis devido a uma série de ações da franqueadora. No último ano, a Prudential implementou diversos projetos de cunho digital para ajudar os franqueados na prospecção de clientes, na captação de interessados na franquia, na gestão da carteira de clientes e para facilitar o processo de emissão de apólices.
A expansão regional também foi uma importante estratégia da franqueadora para ampliar sua capilaridade. O ano marcou a expansão da franquia inaugurando os primeiros pontos de apoio no Nordeste, na cidade de Recife, Pernambuco. A franqueadora também reforçou o uso de canais de comunicação para apresentar seu modelo de franquia.
Expectativas para 2022
A meta da franqueadora é praticamente dobrar o número de unidades de franquias, chegando a 3 mil corretores franqueados até 2025. Assim, o ano de 2022 continua tendo o foco na busca por novos investidores que queiram empreender com a Prudential.
Atualmente, a franqueadora conta com 33 pontos de apoio distribuídos em 9 estados. Em abril deste ano, inaugurou 3 pontos de apoio em regiões estratégicas para o negócio, além de seguir buscando investidores nas praças onde já possui pontos de apoio.
Além disso, a empresa seguirá investindo no lançamento de produtos de seguro individual e em soluções digitais para alavancar os negócios dos franqueados e facilitar o dia a dia dos clientes. E os planos não param por aí, comenta Madeira. “Também manteremos o suporte de marketing da franqueadora, com a realização de campanhas para atração de novos interessados na franquia com o objetivo de expansão da rede. E vamos continuar investindo em novidades e modernização para a franquia, visando a longevidade desse modelo de negócios e da parceria com os franqueados da rede.”