A Stockyards, rede de restaurantes de conceito fast casual – gênero de restaurante que não oferece serviço de mesa, mas promete qualidade e uma atmosfera diferente – após alcançar importantes cidade do interior de São Paulo como Jaguariúna, Paulínia, Ribeirão Preto e Mogi Mirim, e projetar a abertura de mais três até o final do ano em Americana, Amparo e Piracicaba, a franqueadora aposta, neste próximo semestre, na busca por investidores nas grandes capitais, como Belo-Horizonte (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória (ES).
Com investimento a partir de R$ 550 mil, valor que não inclui a obra e adequações do ponto comercial, a Stockyards prioriza sua expansão no formato de lojas instaladas em vias de acesso, podendo compartilhar espaços com postos de combustíveis ou outros comércios que tenham sinergia com o negócio. Para atender os padrões, a franqueadora exige metragem mínima de 200 metros quadrados e a contratação de pelo menos 15 funcionários para começar a operar. Cada unidade apresenta lucratividade entre 15% e 25%, dependendo da faixa de faturamento. A marca tem como meta faturar acima de R$ 300 mil mensais por loja.
O fast casual, proposta bastante difundida nos Estados Unidos, é um conceito intermediário entre os restaurantes tradicionais e os fast-food. Ao oferecer sanduíches e espetos preparados com carne Angus na hora e a preços a partir de R$ 9,90, a rede tem atraído alta demanda de consumidores, por isso, já soma mais de 7 toneladas de carnes por mês. O consumidor pede, paga e retira a comida no balcão. “O formato é tendência no mundo todo e tem ótima aceitação do público brasileiro, que cada vez mais se preocupa com a qualidade dos alimentos”, diz Alexandre Lorenzon, gerente de expansão da Stockyards.
A marca pertence ao Grupo VPJ, com forte atuação em fazendas de pecuária, seleção e melhoramento genético da raça Aberdeen Angus e frigorífico produtor de proteína bovina, suína, ovina e aves, que produz de forma exclusiva as carnes que chegam às lojas Stockyards. Com alta qualidade e excelência, o grupo controla todos os elos da cadeia produtiva por meio de alta tecnologia e rigorosos processos de seleção e melhoramento do produto, que são totalmente livres de hormônios e antibióticos e possuem certificação de qualidade da Associação Brasileira de Angus (ABA), por meio da certificadora alemã TÜV Rheinland.
Além dos sanduíches e espetos de carnes Angus, o cardápio das lojas é composto por saladas, batatas rústicas, mandioca frita, sobremesas com sorvetes e minichurros. O ticket médio está na faixa de R$ 36,90. “O nosso diferencial é oferecer de forma acessível uma carne de extrema qualidade, que é encontrada no mercado a preços altos. Temos a estrutura de um restaurante da alta gastronomia, produtos premium, mas por consumirmos insumos do nosso grupo, ganhamos em escala e poder de negociação”, ressalta Lorenzon.
A inspiração country e o ambiente descontraído também são atrativos da Stockyards, que teve a primeira franquia montada em Jaguariúna (SP), em 2017, após 10 anos de sua unidade própria itinerante – ainda ativa – dentro do Jaguariúna Rodeo Festival. Foi isso que norteou o desenvolvimento sustentável do negócio dentro do franchising.
Com as inaugurações previstas, a rede espera concluir o ano com sete unidades operando e faturamento na casa de R$ 9,5 milhão.