Professor titular de Estratégia no curso de Ciência Contábeis e Administração do mestrado da UNOCHAPECÓ, Givanildo Silva sempre teve o empreendedorismo em seu DNA. O docente sempre teve buscou novos negócios, e, entre eles, já teve um callcenter. Hoje, divide o seu tempo entre as aulas, uma empresa de consultoria empresarial e uma unidade da Projeto Solar, rede de franquias que vende soluções de energia fotovoltaica. O último negócio surgiu após ele indicar a franquia da Projeto Solar para um amigo, que recusou. Givanildo, no entanto, ficou atraído pela ideia, e ele mesmo decidiu investir. No último ano, somente com sua franquia da Projeto Solar em Chapecó (SC), faturou R$3 milhões.
“Busco sempre ficar no meio de ideias que venham a somar. Em algum momento, soube do modelo de negócio da Projeto Solar. Quando meu amigo recusou, percebi que eu mesmo estava convencido que o investimento era interessante. A energia fotovoltaica tem um enorme potencial no Brasil. Em 2020, me tornei o primeiro franqueado da Projeto Solar. De lá para cá, muita coisa mudou e o negócio começou a andar em uma velocidade incrível”, relembra.
Na prática, o franqueado não precisa ser engenheiro ou ter conhecimentos sobre a instalação de painéis fotovoltaicos. Todo esse suporte é prestado pela franqueadora, e o investidor se concentra nas vendas. Portanto, a pessoa deve ser ótima em criar e sustentar relacionamentos.
“A venda é uma consequência de participar de um bom projeto para o cliente. Primeiro, você apresenta uma solução. Caso a pessoa saiba escutar as dores do cliente, fica mais fácil atendê-lo e realizar a venda”, comenta o empresário.
Embora seja franqueado da Projeto Solar, Givanildo não abandonou os demais negócios e, inclusive, participa também de um quadro sobre empreendedorismo em uma emissora de rádio local.
“A grande maioria dos nossos clientes são grandes empresas e indústrias. Avaliamos toda a área na qual os painéis fotovoltaicos deverão ser instalados e realizamos toda a sua estruturação. Quando se tem o apoio de uma franqueadora, esse processo fica muito mais simples. No início, nada é fácil. Mas a persistência faz com que conquistemos resultados incríveis”, finaliza o empresário.
Atualmente, a rede possui 16 unidades e a expectativa é que finalize o ano com 100 novas franquias. O investimento inicial para adquirir uma unidade da Projeto Solar é de R$34 mil, com prazo médio de retorno em 12 meses e vendas médias mensais de R$150 mil.