Após a fundação da marca pelo pai, franquia de piscinas faz sucesso com a gestão do filho

Felipe Pirassolo Martinez acompanha o negócio desde os 6 anos de idade e hoje é o diretor executivo da Solário Piscinas

Felipe Pirassolo Martinez acompanha o negócio desde os 6 anos de idade e hoje é o diretor executivo da Solário Piscinas

Durante a infância, os filhos admiram tudo aquilo que é feito pelos pais, fazendo com que eles se tornem seus heróis. Suas atitudes, os valores e gostos individuais são vistos como muita admiração. Conforme eles vão crescendo e aprendendo mais sobre a vida, essa admiração vai mudando, alcançando também o lado profissional da família. Ou seja, quando há negócios familiares, a tendência é que os sucessores sejam os filhos.

Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em companhia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas no Brasil seguem em um modelo familiar. Além disso, elas são responsáveis pela produção de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e disponibilizam cerca de 75% da força de trabalho do país.

No relatório “Family Business Index 2021” aponta que se os 500 maiores negócios com operações familiares do mundo fossem um país, eles teriam a terceira maior economia do planeta, o que geraria uma receita conjunta de mais de US$ 7 trilhões por ano.

Uma das empresas a seguir esse caminho é a Solário Piscinas – rede com mais de 30 anos de mercado – que iniciou com o empresário Flávio Martinez Pirassolo. Depois a família passou a integrar o negócio, primeiro com o seu primo Ricieri César Pirassolo, que se tornou sócio da marca, e algum tempo depois veio Felipe Pirassolo Martinez, filho do Flávio e atual diretor executivo da rede.

Início na empresa

Nascido em São José do Rio Preto/SP, Felipe Pirassolo, de 33 anos, sempre teve em suas raízes o empreendedorismo. Com isso, desde os seus 6 anos de idade já acompanhava seu pai nos trabalhos da empresa. Mesmo sem experiência e não podendo fazer tantas coisas, ele fazia questão de estar presente para aprender mais e saber de tudo que ocorria no negócio.

“Meu pai sempre me ensinou o valor das coisas, das pessoas ao nosso redor, desde os colaboradores até nosso consumidor final. A humildade e honestidade nos trariam a assertividade nos negócios”, relata Felipe.

Para Pirassolo, entrar na empresa desde pequeno o levou a uma certa precocidade para ter mais responsabilidades, além de aproveitar tudo que essa experiência podia oferecer.

“A responsabilidade me acompanhou desde cedo, tendo meu pai como o dono não tornaria a jornada menos suada e fomos juntos nessa luta dia a dia. Um dos benefícios que encontrei foi a firmeza do meu pai em me ‘ensinar a pescar’, e meu respeito em lhe escutar. Passei por todos os setores do negócio, ele me dizia que para delegar eu precisaria saber executar, pois assim foi feito”, detalha o empresário.

A paixão pelo negócio falou mais alto

Apesar de estar presente no negócio desde a infância e ter o seu pai como um espelho na vida empresarial, a mãe de Felipe não concordava muito com o caminho que ele sonhava em seguir. Ela chegou a fazer inscrições em vestibulares para que ele trilhasse outro caminho.

“Isso foi algo até difícil de lidar, pois minha mãe sonhava muito com uma carreira universitária para mim, algo como direito na USP, mas não era isso que me faria feliz e completo aos meus 18 anos de idade”, comenta Felipe.

Foi quando ele resolveu contar ao seu pai que não queria prestar a prova e que seu foco era totalmente voltado ao ramo de piscinas. “Meu pai ficou radiante pela minha escolha, mas me colocou uma condição, que me formaria em Rio Preto e a mensalidade da faculdade de Administração que viria a fazer seria minha responsabilidade.”

Gestão marcada por novidades

Quando Felipe iniciou os trabalhos na Solário, a rede trabalhava com o fornecimento de piscinas de uma outra marca, ou seja, o produto não tinha fabricação própria, mas mesmo assim foram inauguradas 20 lojas padronizadas sem franquia formatada. Foi quando ele enxergou a necessidade de formatar o negócio em franquia e fabricar o próprio produto.

“Ao entrar para o modelo de franchising conseguimos dar mais credibilidade a empresa e segurança para a marca. Nosso plano de negócio vem sendo melhorado a cada ano que passa e já alcançamos a marca de 12 anos de franquia formatada”, salienta o diretor executivo.

Uma das novidades trazidas pelo executivo ao modelo de negócio foi a não cobrança de nenhuma taxa como a de franquia, royalties e marketing. Além disso, a marca fornece todo o suporte, pré-operacional, operacional e de marketing.

“Nós ainda temos loja, mesmo após o início da fabricação não abrimos mão do varejo, pois ele nos ajuda muito, além de ser nosso centro de treinamento, para que possamos realmente sentir as necessidades dos nossos franqueados.”

Após abrir a sua primeira fábrica e iniciar a expansão por meio do franchising, ambos em 2017, a marca passou de um faturamento de R$ 4 milhões anual, para em torno de R$ 56 milhões por ano atualmente.

Momento difícil que se tornou um dos melhores

Com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020, Felipe viu de perto um momento que poderia ser extremamente maléfico ao seu negócio, ficando bem assustado e com medo do que eles iriam encontrar. Porém, mesmo com os decretos para manter todo o comércio fechado, eles encontraram uma boa saída, fazendo com que o negócio se destacasse em pleno lockdown.

“Como as mídias sociais não eram novidade para nós, resolvemos atacar por esse setor. Pegávamos as pessoas que estavam em casa e fazíamos o atendimento remoto e residencial. Nosso setor é agregado com produtos para limpeza de piscinas e área externa, então conseguimos adaptar um drive para a comercialização dos mesmos. Resumindo, nunca vendemos tanto, nem meu pai tinha visto algo assim. As pessoas não sabiam quanto tempo iriam ficar em casa, então investiram no seu lar,” explica o empresário.

Apesar de todos os medos e incertezas no início da pandemia, durante esse período a franquia aumentou em mais de 120% o número de vendas dos seus produtos, tornando os anos de 2020 e 2021 um dos melhores para a marca.

União familiar sempre presente

A união entre todos os familiares que estão à frente da Solário foi muito importante para manter o negócio, segundo Felipe. Além disso, ele afirma que uma empresa familiar gera muitos benefícios, pois acabam aprendendo a compartilhar e se identificam com alguma função.

“A dificuldade maior é impor o respeito perante os colaboradores e não misturar as coisas. O ser filho do dono não quer dizer ter apenas regalias, participar das atividades traz mais respeito e confiança dentro da empresa”, conta.

O diretor executivo também comenta que eles nunca perderam a essência de empresa familiar, cada um se dispondo para fazer determinada atividade. “Particularmente, gosto bastante da parte comercial, de estar em contato direto com os franqueados e os futuros. O grande diferencial desse trabalho de expansão e implantação é que ele é executado por nós mesmos.”

Fórmula para o sucesso

Pirassolo detalha que a empresa está cada vez mais sólida e com a sua identidade fortalecida por mais membros familiares, fazendo a total diferença nos resultados do negócio.

“Meu cunhado e primos, que considero como irmãos, estão no nosso time e fazem literalmente o negócio acontecer. E o nosso professor, meu pai, que segue firme nos acompanhando nos negócios e sempre nos orientando da melhor forma, pois aqui a razão existe mais o coração anda junto”, salienta.

Felipe também comenta que não ter medo de proporcionar oportunidade para quem tem vontade de vencer, pode ser uma das chaves para o sucesso. “Se um dia alguém acreditasse em mim, eu agarraria a chance com todas as forças, como eu fiz. Devemos sempre acreditar na capacidade do próximo.”

Expectativa para este ano

Atualmente, a franquia conta com três polos industriais localizados nos estados de São Paulo, Goiás, Bahia e um em construção no Pará, além de possuir 51 lojas espalhadas pelo Brasil. Para este ano, a rede projeta lançar novos modelos de piscinas para agregar no faturamento dos seus franqueados e continuar com o seu projeto de expansão.

“No momento estamos focados na expansão da região de Goiás e Bahia. Além da exportação do produto, temos como meta mais 15 lojas nos estados citados acima e em São Paulo, calculando um aumento no faturamento de até 25%”, garante Felipe.