Após 30 anos como funcionária pública ela realizou o sonho de investir em um negócio próprio

Aposentada desde 2014, Maria Divina Silva Magalhães não quis ficar parada e empreendeu na franquia Solário Piscinas

Realizar o sonho de ter o seu próprio negócio não tem idade. Prova disso é a quantidade de empreendedores que estão investindo na sua empresa após os 60 anos de idade, sendo uma grande parte deles aposentados.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o Brasil possui mais de 1,9 milhão de donos de pequenos negócios com mais de 60 anos.

Além disso, a pesquisa feita pelo Sebrae em 2021, revela que 36% dos empreendedores da terceira idade estão no setor de serviços, 23% na agropecuária, 19% no comércio, 14% na indústria e 8% na construção.

Uma das empresárias que faz parte dessa estatística é a Maria Divina Silva Magalhães, 63 anos, franqueada da Solário Piscinas em Anápolis/GO. Após trabalhar por 30 anos como funcionária pública, ocupando o cargo de técnica de enfermagem, ela aposentou, mas não quis saber de ficar parada e resolveu seguir com um negócio que a família já possuía.

Início em negócio familiar

O primeiro negócio comandado por Maria Divina foi uma pousada na cidade de Abadiânia, também em Goiás. O município era muito procurado por conta do conhecido curandeiro João de Deus. Dessa maneira, a sua pousada recebia muitos turistas que iam até o local a procura do médium.

“Após os escândalos de abuso vir à tona, a cidade viu despencar totalmente o seu número de visitantes, afetando brutalmente a economia local e os negócios que dependiam de turistas. Com isso, após 15 anos do negócio, eu tive que encerrar as atividades”, comenta Divina.

Porém, mesmo com o encerramento do seu primeiro negócio, a sua energia ainda era muito alta e o desejo de continuar empreendendo falou mais alto. Foi quando ela conheceu a marca Solário, que há pouco tempo havia instalado uma fábrica em Abadiânia.

Veia empreendedora

Em 2020, após receber uma proposta de investir na franquia de piscinas, ela resolveu apostar no negócio, pois estava em busca de uma ocupação e de coisas novas para empreender.

“Inaugurei em novembro de 2020, após um investimento em torno de R$ 50 mil na época. E desde então sou muito grata por essa mudança na minha vida, pois hoje tenho um negócio que me gera satisfação pelo fato de estar lidando com a realização de sonhos de muitas pessoas”, salienta a franqueada da Solário.

Apesar de ser aposentada e já ter mais de 60 anos, Maria Divina faz questão de estar na linha de frente do negócio e tomar conta de tudo. “Eu e minha funcionária cuidamos de tudo, seja na parte de vendas, entrega do produto ao cliente e retirada das piscinas na fábrica. Somente a parte de instalação que é feita por uma empresa terceirizada.”

Superação

Viúva e mãe de uma filha, Maria Divina conta que o empreendedorismo sempre esteve presente em sua vida, pois quando ela não estava exercendo o trabalho como auxiliar de enfermagem ou depois à frente da pousada, ela também revendia para pessoas conhecidas alguns produtos femininos.

“Sempre fui apaixonada em lidar com pessoas, foi algo muito presente na minha vida profissional e isso faz com que eu saiba cuidar muito bem dos clientes, além de replicar algumas questões de gestão que tive com anos de pousada agora na franquia”, detalha Maria.

A empresária ainda destaca que a atual experiência está sendo muito boa. “Para mim, investir em uma franquia está sendo uma superação nova a cada dia. Porém, tudo isso é excelente e muito desafiador, algo que sempre busquei durante a minha carreira.”

Resultados

Após atingir o retorno do investimento e conquistar um bom faturamento mensal, Maria Divina não pensa em parar e deseja manter a sua loja em Anápolis durante um bom tempo.

“Atingimos um faturamento bruto no total de R$ 216 mil e isso me deixa muito animada, para continuar trabalhando e me dedicando para gerar resultados ainda melhores ao meu negócio”, finaliza Divina.