As microfranquias, em especial, têm se destacado no mercado, atraindo empreendedores com orçamentos reduzidos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes que oferecem modelos com investimento inicial até R$ 135.000 quase dobrou nos últimos anos, crescendo 87% e passando de 322 para 604 no último ano. Ainda de acordo com a instituição, uma franquia é considerada “micro” quando requer o investimento inicial de até R$135 mil. Diante desse cenário, marcas já consolidadas no mercado têm apostado na iniciativa de oferecer opções de negócios low-cost para atrair futuros investidores.
É o caso da rede Porto do Sabor, que há 26 anos atua no setor de food service no nicho de refeições e lanches saudáveis, sendo 11 dentro do sistema de franchising. Com um plano de expansão audacioso para os próximos anos, com a meta de inaugurar 20 unidades até 2025, a rede acaba de lançar o seu 1° modelo de microfranquia. Com o investimento inicial de R$ 135 mil, o novo formato oferece uma operação otimizada e um cardápio mais enxuto, de olho em fincar a sua bandeira em grandes centros comerciais, como aeroportos, postos de gasolina, galerias e shoppings centers.
“Desde que fundei o Porto do Sabor, sempre fui muito cautelosa com a expansão da rede. Nunca tive a métrica de vaidade de basear o nosso sucesso atrelado ao número de lojas. Inclusive, quando um dos meus filhos comentou sobre ingressar no franchising, eu fiquei receosa, no início. Com as últimas melhorias, nossa fábrica tem capacidade para atender mais de 200 unidades do que atualmente e tivemos grandes projetos, como a participação de uma loja pop-up no Rock in Rio. O lançamento da microfranquia é mais um passo em direção a uma expansão sustentável e consciente, ouvindo os investidores que estamos em conversa e entendendo as recentes demandas do mercado”, comenta a sócia fundadora Arlete Wolfram.
A microfranquia do Porto do Sabor oferece um formato de negócio low-cost onde o custo de locação e mão de obra são otimizados, uma vez que a operação necessita de espaços a partir de 12m² (4 x 3) e uma equipe mais enxuta, com apenas 5 funcionários/dia. Com o novo formato, a rede Porto do Sabor, que prevê fechar o ano com faturamento de R$ 57 MM, espera que sua receita cresça 50% até 2025. Com mais de 600 opções de refeições e lanches rápidos para o café da manhã, almoço ou jantar, a franquia do Porto do Sabor foca em saudabilidade e tem como carros chefes o açaí e a torta integral de frango.