Ter o próprio negócio é o quarto maior sonho do brasileiro. É o que afirma uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizada em 2018 em 49 países e que, no Brasil, contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A intenção de ser empreendedor pode surgir por diferentes motivos, como em um momento de dificuldade pessoal ou por meio de identificação de um nicho de mercado ainda não atendido.
“Grande parte dos brasileiros sonham em empreender e o franchising oferece excelentes meios para isso. Quem trabalha dentro de uma franquia deve se atentar às oportunidades internas. Se a franqueadora dá opções de negócios para terceiros, por quê não dar chance para alguém que já conhece atividades e o modelo de negócio da marca? Muitas vezes o melhor franqueado pode ser um ex-funcionário”, comenta Lucien Newton, fundador da Loja de Franquia, empresa mineira especializada no franchising.
De escola de inglês a clínica de estética, confira as histórias de ex-funcionários que viraram o jogo e se tornaram donos do negócio em que trabalharam:
Priscilla Andrade – Emagrecentro
Priscilla Andrade iniciou na Emagrecentro, rede de clínicas de estética, aos 17 anos como recepcionista. A jovem tomou gosto pelo setor e começou uma faculdade na área para aprimorar os conhecimentos adquirido dentro da rede. Aos 23 anos, Priscilla foi convidada pela sua chefe para ser sócia de uma clínica, já que iria se mudar para o Estados Unidos devido a um processo de expansão internacional da marca. O inicio foi difícil, a empresária estava sozinha e o país estava em crise e isso afetou a unidade. Priscilla precisou se desdobrar para recuperar os clientes, para isso, investiu no marketing e na estrutura do consultório para oferecer mais conforto aos pacientes, além de dar treinamentos aos colaboradores a fim de melhorar a qualidade do atendimento final. Com as melhorias realizadas pela franqueada, o faturamento triplicou e a expectativa é de crescer 60% no primeiro semestre de 2020. Hoje, a clínica é uma extensão da vida da empresária.
Manoel Oliveira – Top English
Entre abril e dezembro de 2018, Manoel Oliveira trabalhou como professor na Top English, rede de franquias criadora do “inglês delivery”, metodologia na qual o professor se adapta a rotina do aluno e vai até o local escolhido por ele. Desde o início, o professor tinha como objetivo abrir uma unidade da rede, mas estrategicamente decidiu primeiro trabalhar em uma das escolas para saber como o negócio funcionava na prática. Com uma oportunidade de abrir uma franquia em Natal, Manoel não pensou duas vezes, e se mudou de Maceió para a capital potiguar. Em janeiro de 2019, Manoel inaugurou a primeira franquia da Top English no Rio Grande do Norte. Em 2020, o empresário prevê um aumento no faturamento de 50% além de focar na coordenação de sua equipe de professores.
Laryssa Martins – 1001 Sapatilhas
Como Analista de Comercialização, Laryssa Martins tinha um custo alto com combustível para ir ao trabalho. Prestes a construir sua casa própria, Laryssa precisava de uma renda extra para balancear o orçamento. Então, conheceu a revenda na Mil e Uma Sapatilhas, rede de calçados femininos populares com mais de 150 unidades pelo Brasil e uma na Colômbia. Na primeira semana como revendedora obteve um lucro de R$ 3 mil. Após três meses com o comércio de sapatilhas, Laryssa lucrava R$ 9 mil por mês e nascia o desejo de empreender, agora, com sua própria loja. A oportunidade surgiu em 2016 para ser franqueada da rede na cidade de Osasco. Em parceria com um franqueado da marca que já possuía conhecimento sobre as rotinas do estabelecimento, a primeira loja da revendedora foi aberta no início do ano seguinte. Atualmente, são três unidades sob responsabilidade de Laryssa, duas localizadas em São Paulo e uma no Rio Grande do Norte. Juntas, as três faturam R$ 130 mil em média.
Valéria Matias – Sigbol Fashion
Valéria Matias atuou por nove anos na área comercial da Sigbol Fashion. Formada em Marketing, construiu uma carreira dentro da empresa, porém, buscava mais flexibilidade nos horários e mais tempo para passar com o filho, recém nascido. No mesmo período, surgiu a oportunidade de comprar uma das franquias. A unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, estava com baixo número de alunos e não explorava o potencial de lucratividade. Apoiada pelo marido e aproveitando a expertise que havia adquirido nos anos de empresa, Valéria decidiu investir na unidade. No primeiro ano de gerencia, ela executou diversas mudanças na gestão da franquia, incluindo troca de local e nova estratégia de venda, para atrair novos alunos. O novo olhar sobre o negócio deu certo e, em menos de um ano, o faturamento da escola dobrou. No segundo ano, a escola alcançou o volume máximo de 138 alunos. Hoje, a unidade manteve o crescimento e fatura cerca de R$40 mil por mês.
Carisa Veras – Ótris Soluções Financeiras
O processo para se tornar dona de uma franquia da Ótris Soluções Financeiras foi rápido para Carisa Veras. Formada em direito, a advogada atuava na área de assessoria jurídica. Foi quando em janeiro deste ano foi convidada para trabalhar como supervisora na unidade de Brasília da Ótris Soluções Financeiras, franquia de recuperação de créditos para PMEs. O antigo franqueado não tinha muita experiência na área e isso refletia nos negócios da empresa. Carisa viu a oportunidade de fazer a rede crescer e não pensou duas vezes na hora de comprar a unidade. Com toda a experiência adquirida, em maio de 2019, a empresária reinaugurou a franquia, contratou mais funcionários, fez novos treinamentos e adaptou os serviços para a região. Com sete meses de operação, a unidade atende mais de 30 empresas e possui mais de oito colaboradores. Em 2020, o objetivo é aumentar o espaço da franquia e levar os serviços da rede para todo o país.
Julianderson Montijo – GOU Odonto
Após trabalhar como dentista na GOU Odonto, rede de franquias de clínicas odontológicas, Julianderson conheceu profundamente como funcionava seu modelo de negócio, mas, levado pelo sonho de empreender, decidiu sair e montar seu próprio consultório. Após dois anos comandando a própria clínica, o dentista recebeu um convite da franqueadora, que relembrando sua excelente performance na rede, ofereceu o modelo de conversão de marca, franquia exclusiva para dentistas que tem o objetivo de cuidar de toda a estrutura da empresa – como marketing, RH, administração, etc. – e deixar o franqueado focado apenas no atendimento aos pacientes. O empreendedor não pensou duas vezes, e em novembro desse ano, sob seu comando, foi inaugurada a franquia da GOU de Poço de Caldas, interior de Minas Gerais. Para 2020, Julianderson tem a expectativa de ter um faturamento de R$ 45 mil ao mês, além de aumentar para 400 pacientes ativos em sua unidade.