A empresária e apresentadora Ana Hickmann e o Grupo Kalaes, holding de franquias multissetoriais com 24 anos de experiência no segmento, inauguraram em São Paulo o Instituto Ana Hickmann, escolas profissionalizantes nas áreas da beleza, fotografia e moda sustentável.
A franquia conta com uma dezena de profissões (cursos), como barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar.
“A minha meta com o Instituto é uma proposta educacional pedagógica para dar oportunidade às pessoas de conhecerem e aprenderem uma nova profissão. Assim como eu tive a chance de aprender várias profissões, porque alguém me ensinou ao longo da vida por necessidade, eu quero ajudar outras pessoas. O ensino será inovador, rápido e diferenciado. Contaremos com diversos tipos de profissões, as quais fiz questão que constassem em nossa grade desde o início do Instituto, mas ao longo do tempo, pretendo incluir novas profissões. Meu objetivo é ajudar a sociedade a colocar novas pessoas no mercado de trabalho, bem como ajudar aqueles que estão fora, a se recolocarem em uma nova profissão e assim terem uma nova expectativa de vida. Sei muito bem que muitas vezes a situação financeira do aluno não é boa e por isso introduzi o programa de bolsas, dentro dos cursos. Os cursos terão um preço justo e um ensino direto, atual, rápido, objetivo, avançado e certeiro. Educação e trabalho! Esse é meu grande sonho e meu objetivo! ” afirma a apresentadora. Além dos cursos, o público também terá à disposição a Boutique de Produtos Ana Hickmann e serviços de beleza.
“Trata-se de um modelo de negócio 4 em 1 para o franqueado, em que oferecemos cursos, produtos, serviços de beleza e o personal beauty, gerando uma rentabilidade entre 20% e 30%”, comenta Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo e sócio do Instituto Ana Hickmann. Em 2018, a marca pretende abrir 14 unidades e atingir o faturamento de R$ 19 milhões.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 168 bilhões em 2017 e no segmento de educação, houve um crescimento de 9,7%.
Já a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) projeta um faturamento de R$ 118,2 bilhões para este ano, um crescimento de 7,5% em relação ao ano passado.
Aulas dinâmicas e gestão profissional
Com uma arquitetura moderna e convidativa, a primeira unidade fica na Rua Monteiro de Melo, 318 – Lapa, na capital paulista.
Para proporcionar aulas mais dinâmicas, as turmas terão 20 alunos no máximo, dos quais terão que fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e receberão um certificado de formação profissional reconhecido em todo país.
Os estudantes que mais se destacarem serão indicados para o Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, em que a instituição se compromete na entrega do currículo para empresas do setor.
Outra opção de estudo aos alunos serão os cursos complementares extracurriculares, sem custo, que envolvem “Marketing pessoal”, “Pronto para uma entrevista de trabalho” e “Prospectando clientes”.
Além disso, o Instituto contará com o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com a intenção de promover uma gestão profissional de excelência e o Programa de Formação de Instrutores (PFI) para mantê-los sempre atualizados e preparados com as melhores e mais avançadas práticas de ensino.