Amiste Café, Pequenos Moleques e Home e Tech. São três exemplos de franqueadoras sem concorrentes no sistema de franchising e que se encontram em plena expansão pelo Brasil. O principal argumento de todas elas para atrair novos investimentos é, justamente, o potencial do mercado em que atuam – pouco explorado e carente de boas soluções – além da proposta inovadora de negócio.
A Amiste Café é uma franqueadora que atua com locação de vending machines, com foco especial nas máquinas de café expresso e outras bebidas quentes, para estabelecimentos comerciais e corporativos. É algo pouco explorado nas cidades médias do Brasil e muito promissor. “Mais de 60% das vending machines são do segmento em que atuamos, o Office Coffee Services. Elas movimentaram mais de R$ 1 bilhão em 2015”, diz o franqueador Eduardo Vicente. “Oferecemos máquinas de diversos portes, para diferentes necessidades, e o locatário pode escolher se deseja cobrar ou não as bebidas de seus clientes finais”.
Com duas franquias – em Curitiba e Belo Horizonte – e três unidades próprias (Londrina, Maringá e Campo Grande) – a Amiste Café oferece uma série de atrativos, entre eles, o fato da operação ter um custo fixo baixo e lucratividade atrativa. “Nosso negócio não necessita de um ponto comercial em localizações nobres, com visibilidade. E normalmente, pontos assim são muito caros”, reforça o franqueador. Como atende somente empresas, a franqueadora solicita ao franqueado um espaço para montar um show room, o escritório e a oficina de manutenção que não precisa estar em shoppings ou ruas comerciais. “Normalmente, nós é que vamos até o cliente”, completa.
Outro atrativo: o negócio não exige que se trabalhe finais de semana. “Muitas pessoas deixam de abrir uma franquia porque querem ter o final de semana livre. E quase todas as operações exigem isto”, pondera Vicente. “Se surgir um problema nas máquinas num sábado ou domingo, basta o franqueado ter um técnico que fique de plantão e seja facilmente localizado para realizar os reparos – algo que acontece com baixa frequência.”
Pequenos Moleques
Um negócio criado para shoppings com características familiares e voltados para as classes A, AB e B, com grande fluxo de clientes. Este é o ponto ideal para instalar uma franquia da Pequenos Moleques, que oferece recreação infantil monitorada para as crianças enquanto os pais fazem compras.
As duas lojas próprias da rede e a pop-up store estão instaladas em sua cidade de origem, Recife. “Ano passado, ambas registraram cerca de 25% de aumento no faturamento”, avisa Ana Paula Mantovam, responsável pela expansão da Pequenos Moleques.
É só visitar um dos espaços que fica fácil entender este crescimento. No espaço Pequenos Moleques, as crianças têm, à disposição, uma casa completa na árvore, campinho de futebol, tabela de basquete, cantinho da beleza, marcenaria, pula-pula, piscina de bolinha e brinquedoteca, com brinquedos educativos. Além disso, os monitores, altamente qualificados, divertem os pequenos promovendo brincadeiras tradicionais, como amarelinha e esconde-esconde, entre outras. “Difícil é conseguir levar as crianças embora. Muitas delas choram e pedem para ficar”, diverte-se Ana Cecília Santos Leal, que criou a Pequenos Moleques em 2012. É por isso que ela lançou pacotes de férias e passaportes promocionais, já que um pequeno período era pouco para algumas crianças.
A Home & Tech é a primeira franqueadora na área de áudio, vídeo e automação do país. Iniciou sua expansão por franquias no segundo semestre do ano passado e abrirá, em breve, sua primeira loja franqueada em Gramado (RS).
Com loja-conceito instalada na cidade de Caxias do Sul (RS), a Home & Tech operou por cinco anos em toda a região da Serra Gaúcha antes de decidir-se pela expansão por franquias. Renomada, a marca é detentora de dois reconhecimentos importantes: é Top of Mind da Serra Gaúcha pelo Qualytool Consulting Group e também recebeu o Prêmio Top 45 Marcas do Rio Grande do Sul, em 2015, por sua qualidade e excelência. Além disso, a empresa também é associada à Top Decor Serra, renomada associação que é referência em premiação arquitetônica.
Interessados em abrir uma franquia da Home e Tech contam com o mercado a seu favor. Os números do mercado brasileiro de automação residencial são impressionantes. Segundo um boletim de tendência produzido pelo Sebrae com a participação da entidade do setor, a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), 1,8 milhão de residências brasileiras possui potencial para automação. Delas, apenas 17% (pouco mais de 300 mil) são automatizadas, restando incríveis 83% não atendidas. Para dar conta desses 1,5 milhão de residências ávidas pelas soluções tecnológicas que facilitam a vida e trazem sofisticação, há apenas um contingente de 15% de empresas aptas a atendê-las.
A Home e Tech oferece duas formatações distintas de lojas, chamadas de Master e Compact. “Ambas oferecem os mesmos serviços, com o diferencial de alcance: a loja Master é indicada para localidades maiores e conseguirá mostrar mais projetos em showroom”, diz Daniel Gustavo Broilo, diretor de expansão da marca e sócio da franqueadora.
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