Desenvolver sua empresa e investir cada dia mais no crescimento dela é o propósito de todos os empreendedores com espírito de inovação. Mas é importante saber que o processo de expansão do negócio pode não ser tão fácil.
Para ser bem sucedido é preciso investir na qualidade do planejamento e em pontos estratégicos fundamentais para tornar seu negócio ainda mais forte e confiável, para o mercado, clientes e futuros parceiros.
Começando a pensar na expansão
Para iniciar a expansão do negócio é preciso realizar um planejamento estratégico, que embora não possua um modelo padrão para todos os tipos de empresas, deve compreender atividades importantes como:
• Conhecimento do potencial de consumo,
• Mapeamento do perfil dos consumidores na região onde se planeja a expansão,
• Realização de previsão da receita
• Definição de processos produtivos e logísticos
• Seleção de um representante comercial
De acordo com as características da sua empresa, certamente surgirão mais itens nessa lista. De todo modo, é fundamental a dedicação neste processo de pesquisa de mercado, levantamento de dados e oportunidades e mapeamento de riscos.
Etapas do planejamento de expansão
Para iniciar este processo com segurança, além das definições macro comentadas acima, também é importante definir bem as etapas do planejamento de expansão do negócio. O empresário não pode ignorar etapas como:
• Criação e definição de estratégia de expansão
• Acompanhamento mercadológico para expansão do negócio;
• Criação de métodos para checar e mensurar resultados, novas oportunidades e satisfação do público alvo;
• Elaboração do plano de comercialização de produtos e serviços;
• Mapeamento de gargalos de produção e logística decorrentes da ampliação do negócio;
• Criação de metas e avaliação periódica para checagem do cumprimento dos objetivos pré-estabelecidos.
Opção de expansão do negócio com suporte do SEBRAE
Uma alternativa para ajudar a pequenos e médios negócios é a ferramenta Comércio Brasil, oferecida pelo SEBRAE. Ela auxilia na aproximação comercial focada na prospecção e integração de canais de comercialização para micro e pequenas empresas.
Este suporte atende aos setores comercial, industrial e agrícola e com ajuda de agentes do mercado, dão suporte aos empresários realizando uma análise de viabilidade da expansão, chamada de matriz de diagnóstico e também contribui na prospecção de canais de comercialização.
Para saber maiores detalhes sobre este processo, consulte aqui em Comércio Brasil.
Opção de expansão do negócio através de franquias
Outra alternativa de expandir seu negócio é investindo na criação de franquias. Este padrão de negócio precisa da mesma seriedade no estudo de dados que a expansão tradicional, no entanto, requer cuidados adicionais. Entre as principais providências a serem tomadas antes da expansão estão:
• Consolidação do Plano de Negócios
• Elaboração do Plano de expansão
• Criação dos Instrumentos jurídicos (COF, pré-contrato e contrato)
• Criação de manuais operacionais
• Avaliação de capacidade de investimento
• Definição de processos e estratégias
Principais vantagens da expansão
Ambas as formas de expansão, a tradicional ou através do modelo de franquias são favoráveis para o negócio, especialmente quando o planejamento está bem estruturado, este modelo de desenvolvimento da franquia traz ganhos significativos para a marca e imagem da empresa.
Apesar das semelhanças, o modelo de expansão através de franquias se destaca por:
• Permitir economia de gastos com instalações novas (são pagas pelo novo franqueado)
• Ajudarem a ocupar o mercado mais rapidamente
• Permitir o ganho em escala com o aumento das unidades
• Ajudar na atração de parcerias estratégicas valiosas
• Aumentarem o nível de credibilidade do consumidor.
Se você acredita no potencial do seu negócio, não deixe de avaliar cada um desses planos, traçar uma meta de crescimento e iniciar o processo de análises e estudos de mercado o quanto antes, pois o crescimento da sua empresa depende especialmente da sua vontade de inovar e do seu empenho.
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