“A necessidade é a mãe das invenções”, diz o ditado, e isso reflete muito o que Sarah Lazaretti viveu no passado. Sua filha, hoje com 29 anos, sofria com severas crises alérgicas, principalmente com dermatite atópica, e o maior desafio à época era encontrar produtos hipoalergênicos.
Foi assim, que Sarah e sua irmã, a bióloga Julinha Lazaretti, então pós-graduanda em Alergia e Imunologia, decidiram empreender lançando uma marca especializada em produtos que previnem e melhoram as crises de alergias com formulações menos agressivas à saúde. Nascia a Alergoshop, que desde sempre esteve empenhada em suprir as necessidade e carências das pessoas que não tinham uma opção que não fossem os produtos importados.
O começo
No início, as empreendedoras foram buscar no mercado internacional linhas de produtos naturais, capas antiácaros, solução acaricida e alguns cosméticos. Os produtos vinham de fora e, aos poucos, as sócias foram incrementando as prateleiras e fidelizando clientes em um ponto comercial alugado no bairro Jardim América, zona oeste de São Paulo.
Cerca de um ano depois, a marca já consolidada apostou no desenvolvimento dos primeiros cosméticos próprios, a linha Uso Diário e nunca mais parou de investir em pesquisa. Hoje, a Alergoshop conta com mais de 50 itens de fabricação própria e possui dez diferentes linhas, todas livres de parabenos, cruelty free e até mesmo veganos.
Boa Noite – focada nas alergias respiratórias, que tanto atrapalham o sono de quem as têm, as capas antiácaros para colchão e travesseiros são o carro chefe da empresa. Nesta linha, também há travesseiros de tecnologia de ponta e que minimizam o aparecimento das alergias aliados ao uso das capas;
Beleza – completa e focada na beleza da mulher, a linha contém esmaltes (livres de tolueno, formaldeído e dibutilftalato), maquiagens hipoalergênicas, tintura para cabelo, semi jóias e o inovador NiControl, um kit analítico que permite que o consumidor veja se existe e isole o contato do níquel com a pele;
Uso Diário – com produtos hipoalergênicos e livres de parabenos, corantes e fragrâncias. Ideal para um dia a dia saudável e livre de alergias;
Total Care – a mais recente e inovadora linha da marca. Todos os seus produtos, além de serem livres de parabenos, corantes e fragrâncias, também extinguem 105 substâncias com potencial sensibilizante e prejudicial à saúde, como PABA, triclosan, alumínio, ureia, entre outros;
Dermocosmética – elegante e hipoalergênica, a linha possui compostos de tratamento da pele, conferindo elasticidade, nutrição, revitalização e proteção à pele;
Lazer a Proteção – como o próprio nome diz, a linha é focada na vida ao ar livre e contém protetor solar, repelentes e o exclusivo Alívio Sting, um gel que alivia a coceira e vermelhidão provocadas pelas picadas de insetos;
Limpeza e Proteção – produtos de limpeza hipoalergênicos, dermatologicamente testados e livres de derivados do petróleo e outros produtos sintéticos, que causam irritações na pele e não são sustentáveis e nem amigos do meio ambiente. Estão presentes na linha, que também inclui outro carro chefe da empresa, a solução acaricida ADF, que mata e repele as infestações de ácaros de qualquer superfície;
Intimidade – a linha contém coletor menstrual FreeCup – produto ecológico que traz conceito inteligente de higiene -, preservativo livre de Látex e o Pip’s, produto prático que evita o contato da mulher com o vaso sanitário;
Respire Bem – cuidadosa com crianças e adultos alérgicos, a linha conta com espaçador, desumidificador, umidificador e purificadores de ar;
Nossos Amores – para nossos queridos de 0 a 100 anos. Lançada em setembro de 2018, são produtos para as peles mais sensíveis e delicadas como a dos bebês e da terceira idade. A linha preza pela praticidade com produtos de proteção diária que podem ser utilizados da cabeça aos pés. Os primeiros produtos a serem lançados foram a emulsão e o condicionador e, em breve, Nossos Amores também contará com Balm protetor / hidratante e Água micelar de limpeza.
Além de ser a primeira empresa que realmente entendeu as necessidades dos alérgicos, a marca também foi pioneira ao montar uma loja especialmente para este nicho. “Acredito que o grande diferencial da Alergoshop é que, para garantirmos um produto de qualidade e seguro, fazemos todos os testes e possuímos os laudos de laboratórios e aprovados pela Anvisa”, afirma Sarah Lazaretti.
De acordo com Sarah, 30% da população sofre de algum tipo de alergia e esta proporção deve chegar a 50% daqui a duas ou três décadas.
Franquias
Em 2012, atentas ao fato de não existirem lojas especializadas para os alérgicos, a empresa decidiu apostar no mercado de franquias e abriu sua primeira unidade, na cidade de Campinas, em São Paulo. Desde então, a empresa conta com sete unidades franqueadas, além de quatro lojas próprias.