Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias instaladas em cidades com menos de 100 mil habitantes têm apresentado uma taxa de crescimento anual de até 30% maior em comparação às grandes metrópoles. De olho nesse cenário, o aiqfome retoma o seu plano de expansão pelo interior através do sistema de franquias por tempo limitado. Para tal, o maior aplicativo de delivery do interior do Brasil oferece três modelos de microfranquias e duas opções de negócios low cost.
Com cerca de 280 franqueados em mais de 700 cidades do país, o app apresenta ao mercado um formato de franquia em que o investidor opera como um representante comercial da sua cidade, prospectando novos comércios locais e ampliando a área de atuação do app. Atualmente, a rede dispõe de três modelos de microfranquias home based e que dispensam a contratação de funcionários. O primeiro é voltado para cidades com até 20 mil habitantes e requer o investimento inicial de R$ 41 mil. O segundo, com investimento inicial de R$ 82 mil, foi pensado para regiões com até 40 mil moradores. Já a terceira microfranquia, com investimento inicial de R$ 118 mil, é direcionada para cidades com até 60 mil habitantes. Modelos esses que oferecem baixo custo operacional e autonomia ao investidor.
Já para cidades com até 80 mil moradores, o aiqfome aposta em um formato de franquia low cost que requer o investimento inicial de 159 mil. Em regiões mais densas, acima de 150 mil habitantes, o 2° maior app de delivery do Brasil dispõe de um último formato a partir de R$ 206 mil. Fundada em 2007 pelo casal paranaense Steph Gomides e Igor Remigio, a empresa entrou no sistema de franchising em 2012. Adquirido pelo Grupo Magalu em 2020, o aiqfome integra a vertical food do conglomerado.